Um dos meus filhos colocou-me a questão da possibilidade de dizer "expandível" (adjectivo verbal saído directamente do verbo expandir) em vez de "expansível" e... deixou-me, de facto, na dúvida, pois jamais me ocorrera essa possibilidade. Contudo, e se recuarmos aos estudos de linguística, não me pareceu de todo disparatada a questão, pois o "sistema" linguístico português permite a formação de imensas palavras, ainda que não contempladas nos dicionários, como é o caso vertente. Existe, por exemplo, "distinto" e "distinguível", com significado idêntico.
Muito grato pela V. disponibilidade e parabéns por este sítio da Internet!
Queiram ter a bondade de me informar como se deve escrever o nome do bem conhecido rio inglês: "Tamisa" ou "Tâmisa".
Muito obrigada.
Ultimamente tenho-me deparado com a escrita e dicção de "losângulo" em vez de «losango», que sempre achei ser a designação correcta da figura geométrica. Foi assim que a aprendi.
Agradecia o esclarecimento, pois não me apercebi de nada que justificasse essa mudança.
Poder-me-iam esclarecer quanto ao significado de «palavra eufórica» e «palavra disfórica»?
Pode a palavra "agenda" ter o significado de conjunto de objectivos a prosseguir, ou limita-se ao conjunto de compromissos que uma pessoa tem de cumprir?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Uma vez, contaram-me esta expressão: «Andar mouro na costa». Já procurei nos dicionários, e não encontrei nada. Podem-me dizer o que significa, e de onde surge, esta expressão?
Gostaria de saber a origem da palavra "semilha", regionalismo madeirense para "batata".
Gostaria de saber a etimologia e o significado das palavras «escolástico» e «Cardoso».
Li na revista Superinteressante a palavra indicada, que é definida como «aversão e medo mórbido de madrasta». Qual é a sua etimologia?
Como técnico de um serviço de inspecção e de fiscalização de um organismo público no qual surgem frequentemente por parte de alguns colegas dúvidas relativas à delimitação dos âmbitos destas duas áreas de actividade (inspecção e fiscalização) gostaria de obter um parecer suficientemente exaustivo sobre a distinção entre esses dois conceitos. Agradeço desde já a atenção dispensada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações