Imagino que o consulente pretende dizer que não terá encontrado registo das palavras em apreço nos dicionários, não pondo, porém, em causa a sua existência.
Quando sugere que as respostas anteriores sejam meras suposições, está a referir-se ao facto de se dizer que bietápico significa «em duas etapas», como se aponta nas respostas «Bietápico = em duas etapas» e «Bietápico»?.
Se assim é, lamento dizer-lhe, mas corroboro inteiramente a informação veiculada. Bietápico tem um sentido transparente, ou seja, de fácil percepção: o elemento de formação bi- exprime a noção de dois; -ico é um elemento de formação de adjectivos a partir de nomes, como irónico, métrico, etc. Bietápico qualificará, portanto, algo que tenha duas etapas, da mesma forma que bifásico qualifica algo que tenha duas fases.
Poderá colocar-se a questão de saber se “etápico” existe enquanto palavra autónoma, anterior à formação de bietápico. Devo dizer que não encontrei nenhuma situação em que surgisse a palavra isolada. As 263 ocorrências encontradas numa pesquisa “on-line” – das quais 183 em língua portuguesa, sendo as restantes em língua castelhana – apresentavam sempre a palavra num composto com hífen, podendo o elemento inicial desse composto ser uni-, bi-, <b<tri< b=""> -, poli-. Talvez isto signifique que a palavra não existe isolada e que, no processo de criação da nova palavra, se recorreu, numa mesma etapa, à junção de três elementos:
bi + etap[a] + ico.
O facto de não estar dicionarizada não é significativo, se tivermos em conta que estão inventariadas mais de 800 000 palavras em língua portuguesa e que os maiores dicionários se aproximam, na melhor – na mais numerosa – das hipóteses, das 380 000 mil entradas, contendo um dicionário comum, como o Universal ou o da Porto Editora, cerca de 90 000 verbetes.
Quanto ao criador – inventor – da palavra bietápico, nada posso dizer. Nem sequer consigo garantir-lhe que ele seja português, uma vez que se trata de um vocábulo usado tanto em português como em castelhano. Uma pesquisa “on-line” permitiu-me identificar 9370 endereços em que a palavra ocorre, sendo 1060 em língua portuguesa.