Desejava saber se existe alguma designação específica para a primeira mulher do bisavô, o qual, após enviuvar do primeiro casamento, casou em segundas núpcias com a segunda esposa. A expressão bisavó por afinidade estará correcta?
Diz-se "fulgorosa", ou "fulgurosa"? A verdade é que vem de fulgor, mas parece-me feio "fulgorosa"...
Gostaria de saber se a expressão «semear pérolas a porcos» está incorrecta.
Obrigada pela atenção dispensada.
O que significa a palavra vetusto? Pode-se usar "vetustez"?
Um dia destes vi esta expressão num site que me suscitou curiosidade:
«Exmo. Sr.,
responder-lhe-ia se o artigo supra submetido ao escrutínio dos users fosse da sua autoria.
Não o sendo, resta-me a impressão de um solidário "sentimento de vara" entre o senhor e os seus colegas.
Cordiais saudações.»
A expressão é «sentimento de vara». Que queria dizer a pessoa que a escreveu? Já vi a definição de vara no dicionário, mas ainda não consegui entender tal expressão.
As aspas na expressão são da autora.
Obrigado.
Como devo usar o verbo derivado de caramelo numa frase? «Vou camelar a forma», ou «caramelizar a forma»?
Gostaria de saber qual é a forma correta de falar sobre a cor do carro: «O carro é prateado» ou «O carro é prata» ou «O carro é da cor prata»?
Obrigada.
Deparei com o comentário sobre a pseudopalavra "inconstitucionalissimamente" e fiquei surpreendidíssimo por terem-na considerado um vocábulo. Há palavras que não são superlativáveis!
"Inconstitucionalissimamente" e "anticonstitucionalissimamente" são, ontológica ou metafisicamente, inconcebíveis, ao contrário de "otorrinolaringologisticamente"!
Gostaria de saber por que motivo se utiliza a expressão «dor de burro» para classificar uma dor abdominal de esforço.
Obrigada.
Proletário pode ser também um adjectivo? No dicionário que tenho, aparece somente como substantivo, mas na expressão comum «o internacionalismo proletário», a palavra surge claramente como adjectivo. A expressão está correcta?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações