Gostaria que me informassem qual o ramo das ciências que estuda as flores.
Obrigada.
Tenho dúvidas quanto ao uso do verbo levantar-se, visto o uso vulgar de expressões como «toca a levantar» (em lugar de «toca a levantar-se») e «são horas de levantar» (em lugar de «são horas de se levantar»).
Quais são as formas correctas para tais expressões?
Qual o aumentativo da palavra cano?
Qual é o plural de "alasão"?
A frase «vou calçar uma camisa ou bermuda» está correta?
Qual a legitimidade das palavras "estamina" e "estamínico"? Houaiss reconhece "estâmina", a qual não tem corrente aplicação.
O gentílico para Presidente Olegário (Minas Gerais, Brasil) é olegariense. Por que não é "olegarense", como se usa naquele lugar?
Gostaria que me disponibilizassem a vossa ajuda relativamente a uma questão que surgiu quando realizava uma pesquisa.
Se existe alguma diferença de significado relativamente às palavras feitiçaria e bruxaria. Também se possível a etimologia das mesmas.
Agradeço desde já a vossa ajuda e continuem a efectuar o óptimo trabalho que têm estado a fazer.
Quanto ao gênero, como classificamos o substantivo pombo? Gostaria de saber se o correto é dizer «os pombos» ou «as pombas», sendo que o primeiro é o masculino do segundo. Obrigada.
O que significa a expressão «laurear o queijo»? A expressão é muito usada por minha mãe e meu pai, que nasceram em Leiria (Amor).
Agradeço antecipadamente a resposta.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações