O feminino de monstro (adjectivo)
É "monstra" o feminino de monstro? Existe apoio clássico para essa forma? Convosco a palavra. Muito grato!
Complementos oblíquos «(confiar) em ti» e «(participar) num congresso»
Nas seguintes frases, gostaria de saber se «em ti», na primeira, e «num congresso», na segunda, são considerados complementos indirectos, apesar de não serem precedidos pela preposição a.
1.ª – «Eu confio em ti, meu irmão.»
2.ª – «Sete sábios participaram num congresso.»
Retoma e retomada
Em português de Portugal é ainda aceitável falar em «retomada da economia», ou deve-se empregar sempre retoma por ser o que se ouve na televisão?
Muito obrigado por este verdadeiro serviço público que nos prestam.
Corrosividade e corrosibilidade
Que palavra empregar — "corrosividade", ou "corrosibilidade" — na frase: «Os cabos OPGW são utilizados em linhas eléctricas aéreas estabelecidas em atmosferas de categoria de corrosividade C3, de acordo com a norma xxxxx»?
A capital da Lituânia: Vilnius e Vilna
Como grafar em português correctamente a capital da Lituânia? Já vi "Vilnius" e também já vi "Vilna", esta última usada em castelhano.
Estará o termo "Vilna" mais correctamente de acordo com as regras lexicais do português? Tenho um amigo lituano que me colocou esta questão.
A grafia do nome Ísis
No lista oficial de nomes do Estado Português, o nome Isis aparece sem acento. No entanto, já encontrei, em diversos dicionários e enciclopédias, este nome escrito com acento no primeiro i: Ísis. Qual das duas formas está correcta?
A deusa grega da vitória
Qual é a grafia correta do nome da deusa grega Niké (Vitória), em português? "Nique"? "Niqué"? "Nice?Obrigado!
A pronúncia da palavra laxante
Gostaria de saber a pronúncia correcta da palavra laxante. Diz-se "lacsante", ou "lachante"? Tal como na palavra intoxicação, deve dizer-se "intocsicação", e não "intochicação", com "chi", ou estarei errado?
Muito obrigado.
O adjectivo "alcaidesco"
Agradeço que me informem se o adjectivo "alcaidesco" existe e pode ser utilizado na frase: «Encarou-me com um olhar alcaidesco.»
Muito obrigado.
A palavra ortonormado
Porque é que a palavra ortonormado não está dicionarizada? É um termo corrente no campo da matemática, nomeadamente para se referir a referenciais, ou eixos perpendiculares, cujas escalas têm a mesma dimensão, onde o eixo das ordenadas tem um sentido ascendente, e o eixo das abcissas tem o sentido da escrita convencional ocidental, ou seja, da esquerda para a direita.
O termo ortonormado já apareceu por diversas vezes nos exames nacionais de Matemática para o 12.º ano de Portugal.
