Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
Carlos Sousa Engenheiro informático Lisboa, Portugal 6K

Qual a forma correcta de utilizar o verbo começar, na seguinte situação: «Começar de chover», ou «começar a chover»?

Obrigado.

António Costa Reformado Lisboa, Portugal 4K

Que quer dizer «figuras de "Saxe"»?

Lino Mendes Reformado Montargil, Portugal 77K

Qual o significado de tragédia, farsa, auto, epopeia e comédia?

Obrigado.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, MS, Brasil 4K

Gostaria de saber o significado próprio e talvez o figurado (caso exista) da palavra boi-corneta. Desejaria outrossim saber se se trata de um brasileirismo. Tenho-a encontrado em alguns livros que já li, porém não sei o seu significado e, ao recorrer a dicionários como Aurélio e Houaiss em busca de esclarecimentos, não a achei consignada nesses que são os melhores léxicos da língua portuguesa no Brasil.

Obrigado.

Diogo Rodrigues Estudante universitário Melgaço, Portugal 3K

Aquando da conclusão de um exercício de palavras cruzadas deparei-me com a entrada concubina. Qual o meu espanto, quando a resposta era amélia. Após uma breve pesquisa, não encontrei nenhuma referência a essa definição. Existe efectivamente o uso do substantivo amélia significando «concubina»?

Eurico Rebelo Marques Engenheiro (aposentado) Rinchoa, Portugal 6K

De que região é originária a designação «pica no chão» para referir o arroz de cabidela?

Aliston Fernandes Coronel Fabriciano, Brasil 5K

Gostaria de saber qual seria a pronúncia correta das palavras hóquei e handebol, pois pelo menos no Brasil os meios de comunicação costumam pronunciar da mesma forma que se pronuncia no inglês, mas, seguindo a norma da nossa língua, o h não deveria ter som, ou isso varia nos casos de aportuguesamento?

Mauro Quintella Aposentado BB Brasília, Brasil 3K

As palavras "kardecista", "kardeciano", "kardequiano" e "kardequista" são usadas no Brasil para qualificar as coisas referentes ao pensador francês Allan Kardec, pseudônimo de Hipólito Rivail (1804-1869). Posto isto, pergunto: qual dessas variações é mais consentânea com as regras do idioma pátrio?

Desde já, agradeço sua resposta.

João Carlos Amorim Reformado Lisboa, Portugal 3K

Em inglês denomina-se crowdfunding o financiamento a partir de doações anónimas recolhido via Internet para o custeamento de determinados projetos ou iniciativas de relevância cultural, social ou outra. Como deveríamos optar pela sua equivalência em português?

Os meus agradecimentos.

Ana Lourenço Professora Guarda, Portugal 13K

Na frase «ele respondeu com convicção a todas as questões», qual a função sintática de «a todas as questões»?