A palavra observacional está dicionarizada com o significado de «relativo à observação» (cf. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa). Encontra-se igualmente registado no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras e no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que a Porto Editora publicou em 2009.
Observacional tem, de resto, registo no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa que a Academia das Ciências de Lisboa editou em 1940, juntamente com outros adjetivos de sentido semelhante como observativo e observável.
N. E. (20/10/2016) – Foram recebidos alguns comentários põem em causa a aceitabilidade de «evidências observacionais» em vários planos (semântico, lexical, estilístico). Na verdade, a expressão suscita reservas por se revelar redundante, também não fugindo ao pleonasmo os casos de «evidências observáveis» ou «evidências observadas». Com efeito, se o vocábulo evidência remete para a noção de visibilidade, o mesmo faz o adjetivo observacional; além disso, no caso em discussão, evidência ocorre com um valor semântico a que não é estranha a interferência semântica do inglês evidence , anglicismo tradicionalmente substituível por prova (consultar "O anglicismo semântico evidência").