Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
C. Gomes Assistente Editorial Lisboa, Portugal 31K

Relativamente a este termo, e uma vez que se encontra consagrada a pronúncia “necrópsia” na comunidade médica e que o Dicionário de Termos Médicos da Porto Editora aceita a grafia com acento, é incorreto grafar “necrópsia” em obras com o intuito de divulgação científica? E não sendo correto, existe alguma razão para se diferenciar de biópsia ou autópsia, ambos aceites com acento pelo Portal da Língua Portuguesa [Vocabulário Ortográfico do Português]?

Carlos Mimoso Professor Lisboa, Portugal 2K

A propósito nomeadamente da sequência em inglês «... determine the most efficient within- and between-model transitions...», coloco a questão de como converter devidamente para o português os adjetivos ''within-model'' e ''between-model''.

Uma hipótese seria «dentro do modelo» e «entre modelos», respetivamente. Mas não é possível usar através do uso dos elementos de composição intra e inter uma outra tradução, possivelmente mais elegante, adjetivando as referidas transições? Analogamente, a expressão «within- and between-sample analyses'» não se poderá traduzir por «análise intra-amostra e análise interamostras»?

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Gaspar Francisco Jornalista Luanda, Angola 14K

Como se deve dizer corretamente: «via expressa», ou «via expresso»?

Manuel José Montes Empresário Tomar, Portugal 29K

Como se deve dizer, «tenho de fazer», ou «tenho que fazer»? E porquê?

Vasco Costa Santos Estudante Lisboa, Portugal 11K

A palavra «hetero-tutela» tem hífen, ou perde-o?

Gabriel Álvarez Tradutor Carvalhinho, Galiza 1K

Gostaria de saber se a forma "Semêndria" é correta para a cidade sérvia de Smederevo e se ela é usada atualmente em Portugal.

Muito obrigado.

Aguileia Rodrigues Vila Velha, Brasil 8K

A palavra pode ser usada no feminino e masculino?

Isabel Pires Portugal 23K

«Chover chuviscos» é erro?

Fernando Gaspar Técnico Lisboa, Portugal 32K

Qual o exato significado da locução temporal «tanto que»?

Obrigado.

Cátia Rodrigues Funchal, Portugal 6K

Gostaria de saber qual é a sílaba tónica da palavra granola. Já ouvi a leitura de duas formas: "GRA-no-la" e "gra-NO-la". Soa-me melhor a primeira, mas gostaria de ter a vossa confirmação.

Grata antecipadamente pela vossa ajuda.