Gostaria de saber qual a forma correta para escrever a frase abaixo e o porquê.
1 — «Verificação da conformidade dos valores...»
2 — «Verificação se os valores estão em conformidade...»
Sempre discuto com meu colega de trabalho que a forma 2 está errada.
Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: na frase «É claro que não», a palavra claro é um advérbio ou um adjectivo?
Obrigada.
Venho solicitar-vos ajuda para a designação do complemento «com a régua» na frase «Entrou com a régua na mão». De acordo com a TLEBS, entretanto suspensa, parece-me ser um modificador preposicional, mas tendo em atenção a gramática tradicional, que é a que, agora, preciso de esclarecer, não consigo atribuir classificação ao complemento circunstancial que representa (Será de modo?! Não me parece).
Grato pela atenção.
Qual a forma correta? «Proposta de alteração ao contrato-programa», ou «proposta de alteração do contrato-programa»?
«Se eu fosse tu», ou «Se eu fosse a ti»?
Sou brasileiro e nunca tinha ouvido a segunda forma antes de vir morar em Lisboa. Percebi que essa forma é muito comum aqui. Para mim, acredito que seja a primeira forma mais certa, baseado em casos como: «Se eu fosse você», «Se eu fosse ele», «Se eu fosse eu». Assim, gostaria de saber realmente qual delas é a correcta.
Obrigado.
Qual a diferença entre preposição e conjunção?
Gostava saber como é que se usa a palavra pletora no sentido de «abundância». Em concreto, queria saber se necessita de uma preposição, ou se funciona só.
A parte da frase problemática é a seguinte:
«Oferecer-lhe pletora bebidas espirituosas.»
Agradeço desde já pela resposta.
Na frase «Jurou pela alma da mãe que não tornaria à bebida», qual a função sintática de «pela alma da mãe»?
Obrigado.
Prezados, do ponto de vista gramatical, estaria correto dizer «nos colocamos à sua disposição (...)», ou melhor seria dizer «colocamo-nos à sua disposição (...)».
Desde já, agradeço a ajuda.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações