Classificação de frase quanto à forma
«Como é bom saber música e tocar acordeão.»Esta frase classifica-se quanto à forma como afirmativa e activa? Ou será que é passiva, como diz a minha filha, que alega ter aprendido "assim"?
Conceitualmente, conceptualmente e conceituadamente
Gostaria de saber se a palavra "conceitualmente" existe ou se será mais correcto usar "conceptualmente" ou "conceituadamente". Estas três palavras podem dizer-se sinónimas?
Obrigada.
«Tem pai que é mãe»
Que significa a frase «Tem pai que é mãe»?
A grafia e o significado de cara-de-pau
Gostaria de saber como se escreve cara de pau e o que quer dizer no Brasil e em Portugal.
Obrigado.
«Meter-se em camisa-de-onze-varas»
Gostaria de saber a origem da expressão «meter-se em camisa de sete varas».
Obrigada.
«Medicina: uma paixão...»
Estou com dificuldade de interpretar a frase: «Medicina: uma paixão que não tem remédio.» Como posso interpretá-la?
Os nomes ideia e preparativos
Tenho dúvidas se os nomes idéia e preparativos são nomes comuns abstractos ou se algum deles pode ser considerado concreto.
Os verbos minar e minerar
Quando me quero referir a pesquisa documental ou científica, por exemplo, devo utilizar o verbo minar, ou o verbo minerar? Julgo que o primeiro está demasiado conotado com actividade bélica.
A palavra "tranche"
Pode utilizar-se a palavra "tranche" no contexto, p. e., de «pago em duas tranches de igual valor»? É masculino ou feminino?
Obrigado.
A diferença entre tacho e panela
Queria aproveitar a ocasião para agradecer esta página e o trabalho que têm tido, e que já desde há alguns anos acompanho.
Procurei e não encontrei resposta à seguinte dúvida: nas receitas é comum o uso da expressão «tacho ou panela», por exemplo «ponha água a ferver num tacho ou panela». Não são sinónimos perfeitos? Há alguma razão que justifique a preferência de um ou outro termo? É verdade que cada um é usado em regiões diferentes do país (Portugal, neste caso)?
Agradecido antecipadamente.
