Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A diferença entre bacteriano e bacteriológico

Gostaria de saber exactamente qual a diferença entre bacteriana e bacteriológica.

Mariana Rocha Engenheira química Vila Nova de Gaia, Portugal 6K

O adje{#c|}tivo bacteriano quer dizer «relativo a, próprio de ou causado por bactérias; bacterial, bactérico». Por sua vez, bactéria é «microrganismo unicelular procariota, de vida livre ou parasita, que ocorre sob várias formas (cocos, bacilos, espirilos) [É essencial para o processo de decomposição de matéria orgânica; muitas spp. são patogênicas]».

O adje{#c|}tivo bacteriológico significa «relativo ou pertencente à bacteriologia»; e bacteriologia é o «ramo da ciência voltado para o estudo das bactérias e suas propriedades por diversos métodos (p. ex., observação microscópica, coloração, cultura)».

Deste modo, e só para exemplificar, pode-se dizer «infecção bacteriana», isto é, provocada por bactéria(s), mas já não tem sentido falar em "infecção bacteriológica".

[Cf. Dicionário Eletrônico Houaiss]

C. M.
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo