DÚVIDAS

O que exclamativo + adjetivo
Em regra, para intensificar uma qualidade ou estado (adjetivos), utiliza-se advérbios. Ex.: muito linda! ( adv + adj ) quão linda! ( adv + adj ) Há também a possibilidade de usar um advérbio para intensificar outro. Ex.: muito longe. ( adv + adv ) quão longe. (adv + adv ) A dúvida persiste na utilização do que como advérbio. Ex.: Que linda! (neste caso o que equivale ao quão, ou seja, advérbio de intensidade ligado a um adjetivo). Que felicidade em vê-la! ( já neste exemplo o que não pode ser um advérbio, pois o termo está modificando um substantivo abstrato). Que amor de pessoa. Após breve pesquisa, obtive a seguinte conclusão: O que é um pronome indefinido, servindo para intensificar o grau do substantivo abstrato felicidade. Gostaria de mais esclarecimentos sobre o assunto e se estou correto.
O uso de segundo com orações
Aproveito para reiterar o meu mais sincero agradecimento à fantástica equipa desta aplicação! O assunto que me leva a publicar esta pergunta é alusivo ao termo segundo. Não me refiro ao adjetivo numeral, mas sim a uma possível conjunção. A minha dúvida é se se pode empregar no sentido de uma sequência de algum evento como nestas frases: «Segundo avançava até à porta, a mente dela apenas pensava no caso clínico do utente.» «Segundo ingeria metade da dieta instituída, uma repentina palidez aflorou no rosto dele.» Sei que se poderia dizer enquanto, «à medida que» ou «ao passo que», contudo, embora não saiba se se pode usar neste sentido, ou se o mesmo é correto, acho que me soa bem. Podem elucidar-me, por favor? Obrigada!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa