Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Ortografia/Pontuação
Maria Soares Educadora Braga, Portugal 29K

É correto, ou não, usar-se a grafia cincoenta para o numeral 50, ou só cinquenta? Porquê?

Sandra Rodrigues Tradutora Porto, Portugal 8K

Ao discutir um texto com um amigo, deparei-me com uma frase que para mim não faz sentido: «Ao mesmo tempo que me apetece falar, também apetece-me vêr e ouvir. De gritar e mostrar todas as minhas ideias.» Este de no início da frase não me soa bem, uma vez que o verbo utilizado na anterior é o verbo apetecer e não «ter vontade». Segundo o meu amigo, este texto já foi revisto por uma professora de português que lhe disse que esta situação é possível de acontecer, uma vez que de pode ser usado como reforço de uma ideia e neste caso substituir o verbo. Sempre vi a palavra de como sendo uma preposição e não me faz sentido conjugá-la com o verbo apetecer. É possível esclarecer-me? Obrigada.

Maria Vaz Professora Lisboa, Portugal 9K

Segundo as normas do novo Acordo Ortográfico, os nomes das disciplinas e dos meses do ano passam a escrever-se com minúscula. Passarão a classificar-se como nomes comuns, ou manterão a classificação de nomes próprios?

Obrigada.

José António V. de Freitas e Silva Tradutor de obras literárias Lisboa, Portugal 8K

Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, boxímane é a forma preferencial deste substantivo, mas no VOP publicado pelo ILTEC apenas se encontra a forma bosquímano, classificado pelo mesmo Houaiss como forma não preferencial. Muito agradecia que me esclarecessem quanto à razão duns e doutros e, nomeadamente, se é aceitável que o VOP consagre esta forma.

Andreia Salazar Estudante de mestrado Vila Nova de Famalicão, Portugal 23K

Gostava de saber como se escrevem as seguintes palavras de acordo com o novo acordo ortográfico:

não-linguística

espácio-temporal

para-linguística

sócio-cultural

público-alvo

audio-descrição

estados-membros

áudio-verbal

não-verbal

dia-a-dia

espectador-alvo

norte-americano

hoje-em-dia

longa-metragem

mais-que-perfeito

palavra-chave

Carlos d´Almargem Investigador geógrafo Salamanca, Espanha 6K

A palavra "adminuculo" já é minha conhecida há vários anos, e tinha-a/tenho-a como sinónimo de apenso/anexo, todavia agora assaltou-me a dúvida, não só quanto ao significado como à forma de a escrever.

Maria José Ribeiro Reformada Porto, Portugal 20K

Agradecia o favor de mais uns esclarecimentos. Sei que feijão-verde leva hífen pelo Novo Acordo Ortográfico. Alho-francês, feijão-preto, feijão-vermelho e feijão-branco seguem a mesma regra? E pequeno-almoço? Já tentei o conversor ortográfico, mas não esclareceu. Muito obrigada antecipadamente.

A. Alberto Consultor Lisboa, Portugal 8K

Qual a diferença (escrita e fonética) da palavra molho (em molho de gravetos/espigas) e molho (molho de limão/mostarda/soja)?

Virgínia Palma Coordenadora editorial Lisboa, Portugal 34K

Quando referimos «Alçado Norte», «Ala Nascente», o ponto cardeal deverá ser em maiúscula, ou minúscula? Sabendo que se referem a locais concretos de algo que estamos a falar.

António Monteiro Aposentado Santo Tirso, Portugal 22K

Gostaria que me dessem uma explicação quanto ao acento circunflexo da palavra mecânico (há outras).

Sendo uma vogal aberta ou sílaba, se quiser, por que não é grafada com um acento agudo? A regra diz que as palavras proparoxítonas são, na verdade, sempre graficamente acentuadas com acento agudo, para as vogais abertas, e circunflexo, para as fechadas. A sílaba da palavra em causa não é aberta?

Reconheço que estou a colocar um problema de lana caprina, mas gosto de trocar impressões e ir até à exaustão destas coisas.