Textos publicados pela autora
O modo verbal depois do verbo dizer
Pergunta: Na transposição do discurso directo para o discurso indirecto, o imperativo passa a ser substituído pelo modo conjuntivo. Contudo, algumas, poucas, gramáticas também referem o infinitivo (pessoal ou impessoal?).
«O farmacêutico disse:
— Espera a tua vez, menino!»
Este exemplo poderá dar origem à frase seguinte: «O farmacêutico disse ao menino para esperar a sua vez», ou «O farmacêutico disse para esperar a sua vez»?
São frases gramaticalmente correctas e a sua estrutura é própria de um registo de língua...
O radical das palavras património, apadrinhar, padronizar e padroeiro
Pergunta: Qual é o radical das palavras patrimônio, apadrinhar, padronizar e padroeiro. Elas têm algo em comum?Resposta: Património vem do nome latino patrimonium, que significava o «conjunto de bens pertencentes ao pater» (segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa).
Apadrinhar é uma palavra derivada do radical padrinho, ao qual foram...
A pronúncia de vejo
Pergunta: Ao pronunciar-se vejo ("véjo") está a cometer-se algum erro linguístico?
Obrigada.Resposta: Embora a pronúncia-padrão da forma verbal vejo seja [vâijo], é sabido que, nos diferentes dialectos e falares que a língua portuguesa engloba, esta, como tantas outras palavras, tem realizações diversas, como [vêjo] ou [véjo].
Não se pode, portanto, dizer que os falantes que pronunciam a palavra de acordo com o respectivo dialecto, ou variação regional, estão a cometer um erro...
A pronúncia de Miami
Pergunta: Como se deve pronunciar a cidade norte-americana Miami: /maiami/ ou "à portuguesa" /Miami/?Resposta: Nunca ouvi pronunciar-se o nome da cidade norte-americana Miami “à portuguesa”. A pronúncia /maiami/ é a realização fonética mais natural e, tanto quanto sei, a mais frequente entre os falantes de português europeu....
