Pergunta:
Eu sou uma leitora assídua do vosso site e antes de mais queria-vos dizer que já me ajudaram muito nestes tempos de vida académica sempre que preciso de uma ajuda no domínio da nossa língua. Neste momento queria-vos pedir ajuda para uma questão: eu gostava de saber que informações têm acerca da linguagem jovem, a linguagem que hoje em dia os jovens adoptam, não contando no entanto com a linguagem de Internet e SMS; eu falo de linguagem na oralidade. Ficava bastante agradecida se me ajudassem nesse assunto.
Desde já um muito obrigado!
Resposta:
Não é fácil responder com precisão à sua pergunta, porque a linguagem dos jovens não é uniforme e depende de muitos factores, como a classe social, o nível de formação académica, o sexo e a faixa etária. Para além disso, tem um carácter esporádico e pontual, uma vez que os aspectos linguísticos que a caracterizam são específicos de um dado momento.
Não obstante, enunciam-se, em seguida, alguns aspectos da linguagem dos jovens característicos da faixa etária 14–20, nos dias de hoje. Encontram-se agrupados em quatro domínios linguísticos:
Morfologia e Sintaxe
— uso de but (forma verbal vamos)
— uso de bué (advérbio muito)
— aférese: tô, tás (estou, estás)
— nome > advérbio: gostar horrores (gostar muito)
Léxico e Semântica
— uso de muitos estrangeirismos, sobretudo anglicismos:
Estar crowd (estar muita gente)
Fazer uma trip (fazer uma viagem)
Dar um jump (dar um salto)
Dar um eject (terminar uma relação amorosa)
Ser um show (ser um espanto!)
Convém salientar que este tipo de linguagem é apreendido pelos jovens de uma forma consciente e é usado intencionalmente como um meio de socialização.