Pergunta:
A propósito do conceito decrescimento – tese segundo a qual a degradação progressiva do ambiente e dos recursos do planeta só tem como saída a inversão da lógica depredadora do capitalismo* − e como não encontro a palavra no arquivo do Ciberdúvidas, peço-vos uma abordagem sobre a formação desta palavra e deste sentido novo.
* Cf. Serge Latouche, "As vantagens do decrescimento" (Le Monde Diplomatique – Brasil, 1/11/2003) e Decrescimento Sereno, Lisboa, Edições 70, 2012; "Serge Latouche, o precursor da teoria do decrescimento, defende uma sociedade que produza menos e consuma menos", Instituto Humanitas Unisinos, 3/09/2013; Ana Poças Ribeiro, "A economia contra os limites da Terra: o decrescimento sustentável é a solução", Público, 4/09/2018
Resposta:
Trata-se de um derivado correto do verbo decrescer, formado por sufixação (decresci+-mento) e registado por alguns dicionários como sinónimo de decréscimo (cf. dicionário da Academia das Ciências de Lisboa).
Poder-se-á argumentar que o uso de decréscimo, muito mais frequente, torna supérfluo o de decrescimento. Contudo, tendo em conta os usos de crescimento como sinónimo de «progresso, avanço, desenvolvimento económico», afigura-se útil o emprego de decrescimento como antónimo, no contexto da crítica à visão desenvolvimentista das últimas décadas no campo político e económico.