Textos publicados pela autora
«A porta abriu-se» vs. «a loja abriu»
Pergunta: Com sujeito constituído por substantivo inanimado, fala-se a voz passiva das seguintes formas:
(1) a porta se abriu
ou
(2) a porta abriu;
(3) a loja abriu cedo
e
(3) a loja se abriu cedo.
Percebo que, quando nos referimos a objetos, o uso da partícula se é mais comum. Contudo, quando nos referimos a estabelecimentos, o uso da partícula se é menos comum. Há lógica? No que se refere a esse assunto, as duas formas são gramaticais? Elas têm diferença de significado? Prefere-se uma a outra na fala coloquial? Quais são...
Respirar e joelho
As duas palavras marcantes na morte do afro-americano George Floyd
As palavras respirar e joelho abordadas neste apontamento de Carla Marques difundida no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 14 de junho de 2020 – a propósito da morte brutal do afro-americano George Floyd por um polícia, nos EUA....
Como se fosse um filme
As metáforas da pandemia (IV)
No último texto sobre a presença da metáfora nas referências à realidade da pandemia do covid-19, Carla Marques trata o desenvolvimento do campo conceptual de cinema que permite perspetivar o vírus como «um monstro» e os seres humanos como figuras de cinema: astronautas, extraterrestres ou detetives. Sempre vistos como os bons da fita que lutam contra o mal ou como os heróis sem capa, mas com máscara. ...
O adjunto adverbial na frase «tudo era alegria para ela»
Pergunta: Na oração «tudo era alegria para ela», o termo «para ela» exerce função sintática de objeto indireto ou de complemento nominal?
Há divergências entre algumas gramáticas!
Na expectativa, agradeço-lhes!Resposta: O constituinte em apreço tem a função de adjunto adverbial (modificador).
Para analisarmos a função do constituinte «para ela», teremos de o integrar na frase a que pertence porque só aí se percebe a relação que estabelece com outros constituintes.
Por um lado, e antes de mais, é importante...
O conector pois (II)
Pergunta: Enquanto pesquisava critérios de diferenciação entre orações coordenadas explicativas (OCE) e orações subordinadas adverbiais causais (OSAC), verifiquei, em uma de suas respostas no campo Consultório, que os senhores classificaram a oração «Ela estudava muito, pois desejava ser aprovada» como OCE.
Parece-me irresistível não ver nela uma relação de causa (desejar de ser aprovada) e efeito (estudar muito).
Por que ela é classificada como OCE? E como eu poderia reescrevê-la de modo a que ela se...
