Pergunta:
«[...] Ao todo, os cientistas da Universidade de Quioto dissecaram o cérebro de 51 cobaias humanas. Dissecar, neste caso, significa sujeitar 26 mulheres e 25 homens a exames psicológicos e neuronais. Os primeiros tiveram como referência a Escala de Felicidade Subjetiva – inventada por Lyubomirsky e Lepper em 1999 e que até hoje é usada pelos psicólogos. O instrumento serviu para medir o grau de felicidade geral de cada um dos objetos das experiências e quão intensamente foram capazes de sentir as emoções – tanto as negativas como as positivas. A esses objetivos acrescentou-se o nível de satisfação com as próprias vidas. Os segundos testes envolveram o uso de um aparelho de ressonância magnética, que captou as imagens do cérebro de cada um dos participantes. E os mais felizes, concluem os autores do estudo, tinham sempre mais massa cinzenta naquela área do cérebro [....].»
Pergunta: os vocábulos «cobaias humanas», «26 mulheres e 25 homens» e «participantes» mostram a presença de um mecanismo de:
A – coesão lexical.
B – coesão referencial.
C – coesão temporal.
D – coesão interfrásica.
Resposta:
No excerto textual apresentado, estabelece-se uma relação de coesão lexical por substituição entre os termos «51 cobaias humanas», «26 mulheres e 25 homens» e «cada um dos participantes».
Esta é uma relação interna ao texto, ou seja, cria-se, neste texto particular, dada a relação que os constituintes estabelecem entre si. Não se trata de uma relação de coesão referencial porque os termos nucleares de cada constituinte têm uma referência autónoma, que não depende de um termo anterior ou posterior. Pelo contrário, os termos novos vão introduzindo uma redefinição de significados que contribui para o enriquecimento da informação.
Assim, «26 mulheres e 25 homens» relaciona-se com «51 cobaias humanas» funcionando com dois merónimos que acrescentam informação quanto aos géneros dos seres humanos envolvidos na experiência.
Por sua vez, o constituinte «cada um dos participantes» relaciona-se com «51 cobaias humanas», funcionando como expressão sinónima que ativa a informação de que estas «cobaias humanas» são participantes (num estudo).
Disponha sempre!