Entre animais e quem os trata no último programa da 10.ª série do Cuidado com a Língua! - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Entre animais e quem os trata
no último programa da 10.ª série do Cuidado com a Língua!
Na RTP 1, quarta-feira, dia 13/11/2019 *
381

O ator Diogo Infante e a sua cadela Nina no veterinário, neste último programa da 10.ª série do magazine televisivo Cuidado com a Língua!, o 26.º *. Mais propriamente no Hospital Escolar da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, onde são tratados e estudados – os mais diversos animais, incluindo os de  grande porte, como os cavalos. Um mundo, ele próprio, de termos e expressões caraterísticas.  Até de erros em falantes menos avisados, como dizerem “vetrinário” (e porquê). E donde vem as expressões «dar trela [a alguém]. «vida de cão» e «dizer cobras e lagartos»? E o que dizer «ver passarinho verde», como se usa no Brasil? Ou, ainda, estoutra curiosidade linguística: a razão de os filmes de animação, especialmente no seu início, serem, quase sempre, com animais.

 

 

* Emitido no primeiro canal da RTP, na quarta-feira, dia 13 de novembro de 2019, depois da 21h00 (hora oficial de Portugal continental). O programa pode ser visto, posteriormente, via RTP Play.