Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Porto Santo no Cuidado com a Língua!
3.ª-feira, dia 30 de maio, na RTP 1, 21h00*
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 1K

No programa anterior do Cuidado com a Língua!, sobre a Madeira, ficámos a conhecer a história que deu o nome de "profetas" aos naturais de Porto Santo. De ou do Porto Santo? E porquê Porto Santo? E o que fazem os porto-santenses quando eles tratam de «afinar o rajão» com alguém? Entre outras curiosidades e alguns descuidos, também, no uso do português escrito e falado – e no cenário natural da bela ilha onde Cristóvão Colombo preparou a viagem que o levou à descoberta da América – é o que veremos no episódio desta semana, o 10.º da nona série. Na 3.ª-feira, dia 30 de maio, na RTP 1, depois das 21h00*.

* Hora oficial de Portugal Continental, com repetição nos canais internacionais da RTP (ver aqui), ficando também disponível na sua página oficial. Outras informações, aqui.