Neste livro, a professora Lúcia Vaz Pedro esclarece algumas questões relacionadas com o Acordo Ortográfico de 1990, em vigor no Brasil, em Cabo Verde e em Portugal, nomeadamente as que mais dúvidas têm causado a quem o aplica. Ao longo de cinco capítulos que constituem este Manual do Bom Português Atual, editado pela Calendário de Letras, em 2016, pontuam-se os esclarecimentos sobre a três novas letras acrescentadas ao alfabeto português, sobre o uso das maiúsculas e das minúsculas iniciais, da supressão das consoantes não articuladas, da acentuação e das novas regras quanto à hifenização (grande parte delas inexistentes de todo na norma de 1945). Outros assuntos tratados vão além das (novas) questões ortográficas – como é o caso das competências gráfica, morfossintática e discursivo-textual do português, assim como à volta da pontuação e outras questões problemáticas da língua (palavras homófonas e parónimas, por exemplo) ou sobre a complexidade das classes de palavras e da correção linguística em geral.
Um ponto interessante é que, ao longo de todos os capítulos, a autora propõe alguns exercícios relativos ao tema abordado, permitindo ao leitor a sua própria avaliação direta.
Manual do Bom Português Atual, abarcando um universo alargado de leitores empenhados em dominarem mais qualificadamente a sua própria língua, fica como mais uma das tantas obras disponíveis hoje no mercado nacional – fora as tantas outras ferramentas de acesso rápido e gratuito, via Internet – que retiram qualquer argumento aos que atiram para cima do Acordo Ortográfico a razão do desleixado uso do idioma nacional no espaço público, dos media em geral até aos organismos do Estado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações