Numa parceria entre a RTP e a Porto Editora, este livro tem vindo a preservar e a promover a língua portuguesa, valorizando o seu uso correto ao longo de três edições.
Em 2009, surgiu a primeira edição do Bom Português e, dois anos mais tarde, uma segunda edição exclusivamente dedicada ao Acordo Ortográfico.
Esta terceira edição aparece de forma mais estruturada e atualizada. Com base em perguntas e respostas, seguidas de exemplos, regras gerais e um índice remissivo muito prático, este livro permite uma consulta rápida, com explicações claras e simples.
Vejamos alguns exemplos:
Como se diz? «Obrigado» ou «obrigada»?
«A menina agradeceu dizendo um tímido "obrigada"» ou «A menina agradeceu dizendo um tímido "obrigado"»?
Neste caso, o correto é dizer «obrigada». Obrigado é um adjetivo usado para expressar agradecimento que varia em género. Se o sujeito for uma pessoa do sexo feminino, usa obrigada; se for do sexo masculino, usa obrigado.
Como se escreve?
«Por que» ou porque?
«Por que caminho vais para casa?» ou «Porque caminho vais para casa?»?
A forma correta é «por que». «Por que» é seguido de um nome e tem sentido de «por qual» ou «por onde».
Porque tem função adverbial, é seguido de um verbo e significa «por que razão», como na frase «Porque vais por esse motivo?».
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações