Manual de Comunicação
Comité Olímpico de Portugal
Dirige-se a dois públicos-alvo específicos o Manual de Comunicação do Comité Olímpico de Portugal (COP) — o primeiro do organismo que tutela a atividade olímpica no país, constituindo um dos raros livros de estilo institucionais existentes em língua portuguesa:
• Os colaboradores, internos e externos do COP, servindo de guia orientador da linguagem utilizada nas suas várias plataformas (na página oficial na Internet, nas redes sociais, no boletim informativo e no suporte multimédia), assim como na respetiva comunicação interna, com procedimentos próprios e no primado do bom uso da língua portuguesa com as regras de escrita correspondente.
• E, para consulta externa, nomeadamente um aprofundado Glossário de Termos Olímpicos e uma lista completa das modalidades olímpicas, bem como a forma correta de apresentação dos resultados e marcas de cada uma delas – uns e outros nem sempre usados adequadamente nos media em geral.
São ao todo 143 páginas que constituem um importante contributo para a valorização da imagem e da marca do Comité Olímpico de Portugal, a que fica a dever-se o empenho, pela iniciativa, do seu presidente, José Manuel Constantino.
Da autoria dos jornalistas José Mário Costa e Paula Torres de Carvalho — contando com a participação do também jornalista Norberto Santos e a revisão especializada no tema de João Paulo Almeida, António Varela, Marco Alves e Rita Nunes —, o Manual de Comunicação do Comité Olímpico de Portugal divide-se em três grandes capítulos: "Regras de escrita na Comunicação Interna", "Normas para a Comunicação Externa" e "Regras para o uso de imagens nas várias plataformas de comunicação do Comité Olímpico de Portugal".
A consulta do Manual de Comunicação do Comité Olímpico de Portugal encontra-se disponível na página oficial do COP. Aqui.
