Escrita em dia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Escrita em dia
Recomendações práticas com 80 exercícios de apoio
Margarida Fonseca Santos
Clube do autor, 2013 426   

Esta obra, editada pelo Clube do Autor, da autoria da escritora Margarida Fonseca Santos, dirige-se, em particular a quem gosta de escrever, mas nunca  se aventurou nesse propósito pessoal, ou se sente sem ideias, ou faz textos muitos parecidos com outros que já escreveu; ou até mesmo a quem escreve para si próprio e lhe apetece reinventar a sua escrita. Mas interessa, também, a quem escreve num blogue e quer aperfeiçoar a sua escrita. 

Ao longo de 40 níveis, no total de 80 exercícios, poderá expandir, encurtar, revitalizar e repensar a sua escrita, encontrando o outro lado dos textos, manipulando significados até se surpreender, mergulhando nas personagens para lhes dar ainda mais vida e comovendo-se com as soluções.

Neles se incluem quatro patamares que configuram o processo criativo da escrita, em que o leitor é convidado a mergulhar em diferentes etapas e a explorar diferentes formas de estruturar um texto: variar a caracterização das personagens; enriquecer o seu texto com diferentes estilos narrativos; criar diálogos mais vivos e ritmados; e encontrar novos caminhos de escrita. Para este resultado, a autora apresenta-nos 80 exercícios, divididos em 40 semanas/níveis que nos levarão a expandir, encurtar, revitalizar e repensar a escrita, encontrando o outro lado dos textos, manipulando significados até surpreender, mergulhando nas personagens para lhes dar ainda mais vida e comovendo-se com as soluções.
 

 Um excelente exercício de desbloqueio da escrita, orientando o processo de escrita ao patamar da naturalidade e do divertimento.  

Sara Mourato