A obra de João de Mancelos, Introdução à Escrita Criativa, Edições Colibri, 5.ª edição, 2017, é um livro que ensina como chegar à inspiração e criação de histórias de suspense, com heróis edificados com papel e tinta, que passeiam em paisagens fantásticas, plenas de realismo, onde as personagens dialogam naturalmente em contexto histórico, agarrando o leitor da primeira à última página num deleite avassalador.
A sugestão de técnicas simples, acompanhada de exercícios úteis, com o objetivo da construção da aventura que é escrever um livro, é-nos apresentada pelo autor num discurso acessível e estimulante.
Discorrem instruções com este objetivo, começando por se explicar o que é a escrita criativa, como se deve preparar para a escrita, referindo-se à arte de elaborar parágrafos iniciais, ao suspense como uma forma de “mexer” com o leitor, ao modo de construção das personagens e à maneira de as pôr a falar, a quem deve ser o narrador e as estratégias que se devem adotar para criar uma atmosfera adequada. Finaliza, refletindo sobre o futuro da escrita criativa e recomendando obras sobre a temática.
Mais pormenores do livro aqui.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações