Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa
Um caso de conversão
«O olhar é decisivo»

Na frase «O olhar é decisivo», a que classe de palavras pertence a palavra olhar? Esta é a questão que funciona como ponto de partida para a dúvida da semana, apontamento da professora Carla Marques no programa Páginas de Português da Antena 2 (em 4/12/2022).

Sobre o Encontro Nacional <i>Universidade: <br> chave para o futuro</i>
A Reforma Veiga Simão, a internacionalização do português e as universidades

«[A] intensa procura de informação e conhecimento em língua portuguesa (...), alicerçada na dimensão dos países de língua oficial portuguesa e na atual expansão internacional do português, coloca desafios importantes ao Estado e às instituições universitárias [...]» – escreve* a professora universitária e linguista  portuguesa Margarita Correia (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), referindo-se ao Encontro Nacional "Universidade: chave para o futuro", realizado em 7 de dezembro de 2022, no ISCTE, em comemoração da Reforma Veiga Simão e da criação, em 1972, do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

* in  Diário de Notícias de 5 de dezembro de 2022.

Futebol a rodos – e o pior do futebolês
À conta Mundial de 2022, no Catar

Um verdadeiro sufoco informativo, evaporando dos noticiários portugueses tudo que não seja o futebol – e só o futebol – jogado no emirado alvo das organizações de defesa dos diretos humanos. Campo aberto, apenas, para o futebolês mais desregrado...

<i>Dicionário da Língua Portuguesa Medieval</i>
Uma importante obra lexicográfica

«Apesar de ser uma das línguas faladas do mundo, de ter conhecido a atribuição de um  Dia Mundial pela UNESCO em 2019 e de se prever grande crescimento do seu número de falantes ao longo deste século, a língua portuguesa carece ainda de obras lexicográficas à altura da sua importância. Saúda-se, assim, a publicação do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval

Artigo da linguista e professora universitária Margarita Correia , publicado no Diário de Notícias, em 28 de novembro de 2022, a propósito do lançamento do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval, resultante de um projeto desenvolvido, entre 2004 e 2007, no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, sob a coordenação dos professores catedráticos João Malaca Casteleiro (1936-2020), Maria Francisca Xavier (1942 –2019), Maria de Lourdes Crispim .

O discurso direto em Saramago
A transposição da fala para a escrita

A representação convencional do discurso direto não é adotada em muitos textos de José Saramago, que cria um sistema próprio de representação desse discurso, como assinala a professora Carla Marques no seu apontamento divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2. 

Miniglossário de termos linguísticos
Palavras para dizer a língua

Afixo, aglutinante, diglossia, galimatias, glotofobia, idioleto, língua de pau, par e socioleto – são alguns dos termos linguísticos recolhidos em "Les mots pour le dire", publicado no mensário francês Le Monde Diplomatique, edição n.º 186, dezembro 2022/janeiro 2023.

 

<i>Housing First</i> para pessoas sem-abrigo... em Portugal?!
Um projeto por traduzir

Um projeto considerado «uma inovação nas políticas públicas e nos serviços sociais» portugueses não justificava um nome na língua nacional?

Saramago não usa pontuação <br> em muitas das suas obras?
O valor da vírgula e do ponto

A questão do valor da vírgula e do ponto na obra de José Saramago é retomada pela professora Carla Marques neste apontamento divulgado no programa Páginas de Português da Antena 2

Como é hoje a presença da língua portuguesa <br> na Internet?
O projeto Presença da Língua Portuguesa na Internet (PPI)

«Segundo o seu relatório final [Presença da Língua Portuguesa na Internet (PPI)], o português ocupa o sexto lugar entre as línguas mais usadas na Internet, atrás do inglês, chinês, espanhol, francês e hindi, e seguido de perto pelo árabe, alemão japonês e russo», refere a professora e linguista Margarita Correia, na sua crónica semanal do Diário de Notícias, em 21 de novembro de 2022.

Torre de Babel nas salas de aula portuguesas
4193 alunos de 124 nacionalidades diferentes

As escolas públicas portuguesa acolhem atualmente mais de 120 nacionalidades, mas os recursos escasseiam. As turmas enchem, os professores não chegam e os alunos desmotivam-se. Um trabalho da revista Sábado do dia 10 de novembro de 2022, assinado pela jornalista Raquel Lito.