Em português, as formas corretas são desrespeitoso/desrespeitosa, tal como, em vez de "respeituoso"/"respeituosa", se deve empregar respeitoso/respeitosa.
As entradas deste adjetivos em dicionários e vocabulários ortográficos* são sempre respeitoso e desrespeitoso. As formas que incluem um u – "respetuoso" e "desrespeituoso" – parecem recentes e sem grande tradição no léxico português (no Corpus do Português de Mark Davies não se regista nenhuma ocorrência), pelo que não se justifica o seu uso. É possível que o seu aparecimento se deva à analogia com casos como os de afetuoso, conflituoso, insultuoso, preconceituoso e tempestuoso. Também não se exclui eventual influência de formas cognatas noutras línguas românicas, como o francês respectueux e o espanhol respetuoso (este último tem a variante respetoso).
* Foram consultados dicionários e vocabulários ortográficos elaborados e publicados quer em Portugal quer no Brasil, a saber: Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa ; o Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora; Dicionário Priberam da Língua Portuguesa; o Grande Dicionário da Língua Portuguesa (1989) de José Pedro Machado, o Dicionário Geral e Analógico (1948) de Artur Bivar; Dicionário Houaiss (2001); Dicionário Aurélio XXI (1991); Dicionário UNESP do Português Contemporâneo; Vocabulário Ortográfico do Português; Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa; Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa ; Vocabulário Ortográfico da Porto Editora; e Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras.