Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Terminologias Científicas e Técnicas Comuns da Língua Portuguesa
Terminologias Científicas e Técnicas Comuns da Língua Portuguesa
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 413

1.  O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) vem promovendo um conjunto de ações relevantes para a promoção do português. Entre os dias 26 e 29 do corrente mês de junho, organiza uma formação em "Terminologias Científicas e Técnicas Comuns da Língua Portuguesa". O programa contempla uma abordagem à terminologia e a realização de duas oficinas que visam validar as listas parciais de termos identificados no Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, nas áreas da informática e do petróleo. Um passo importante para todos os falantes do português, pois facilita a comunicação do discurso científico. Promoveu igualmente a 1.ª Reunião Técnica sobre Dicionários de Autores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, ocorrida entre os dias 20 e 21 deste mês,  em Lisboa. Nela foi apresentado o projeto, identificadas atividades necessárias para criação da plataforma digital com os conteúdos. Finalmente realizou a 1.ª. Reunião Técnica do "Plano de Leitura da CPLP" que decorreu igualmente este mês de junho, nos dias 22 e 23, com objetivo de refletir sobre experiências realizadas e elaborar um projeto de plano de leitura dirigido a todos os países da CPLP.

2.  "Coabitar (ainda) a norma de 1945 e do AO90" é o novo contributo de D'Silvas Filho sobre  as alterações ao Acordo Ortográfico de 1990, na esteira da proposta da atual direção da Academia das Ciências Lisboa – comparando, neste texto, o que ele próprio propõe no vocabulário que elaborou e se encontra acessível na sua página pessoal. Nele advoga uma «moratória da fase de coabitação entre o critério da ortografia da norma de 1945 e o do AO90», no pressuposto de  uma «nova fase mais prolongada de tolerância» na aplicação da atual reforma, «que permitam aos dois critérios se irem adaptando na escrita, até que os falantes façam a sua escolha definitiva.» 

3.  Na presente atualização, deixamos disponíveis quatro novas respostas a outras tantas perguntas chegadas ao consultório do Ciberdúvidas: sobre a etimologia e a semântica do vocábulo humildade, e a sua evolução na história da língua portuguesa; uma dúvida sobre a frase «deixei alguma coisa a [ou com?] alguém»; uma outra à volta da expressão «ao fim e ao cabo» vs. «no fim e ao cabo»; e uma última a propósito da conjugação pronominal reflexa do verbo sentir

4.  Temas dos programas desta semana produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa:

  • No programa Língua de Todos (sexta-feira, dia 30 de junho, às 13h15*, RDP África, com repetição no sábado, dia 1 de julho, depois do noticiário das 09h00*), dá-se destaque ao Dicionário Global da Língua Portuguesa – obra elaborada para facilitar a aprendizagem a todos os que estudam o português como língua estrangeira, língua segunda ou língua não materna –, com uma conversa com um dos seus coordenadores, o padre missionário José Ribeiro Pereira.

  • No programa Páginas de Português (domingo, dia 2 de julho, na Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte, dia 8 de julho, às 15h30), aborda-se, em balanço, o conteúdo das provas de aferição dos exames nacionais de Português, do 10.º e do 12.º anos de escolaridade, em Portugal. 

* Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.

5.  Ainda sobre a interrupção abrupta** da 9.ª série do magazine televisivo Cuidado com a Língua!, no primeiro canal da televisão pública portuguesa, vide o texto "'O Cuidado com a Língua da RTP' e a realidade dos factos", assinado pelo autor do programa, José Mário Costa – em resposta ao artigo "O Cuidado com a Língua da RTP" do diretor de Programas da RTP1, Daniel Deusdado. (publicados ambos no jornal Público do dia 28/06/2017 e do dia 21/06/2017), respetivamente.

** Cf. As notas 1 e 2 da notícia A estiva e os estivadores no Cuidado com a Língua!