1. Se, num exame de Português, a prova incluir um poema não coincidente com o original, divergindo a obra citada de outras edições, como avaliar esse facto no mínimo insólito? Foi o que aconteceu com o poema O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro, heterónimo de Fernando Pessoa, incluído no exame nacional do 12.º ano, em Portugal. A confusão provocada nos examinandos e a explicação-esclarecimento da entidade responsável estão contadas neste trabalho do jornal digital Observador: "Erro no exame de Português? Não, apenas uma versão diferente do poema".
[Uma notícia difundida posteriormente pelo jornal "Público" acrescenta outro elemento, bem mais problemático, a esta prova de Português do exame nacional do 12.º ano realizado na segunda-feira passada: "Alegada fuga de informação do exame de Português está a ser investigada".]
2. Na presente atualização, deixamos em linha quatro novas respostas a outras tantas perguntas chegadas ao consultório do Ciberdúvidas: o contraste entre os verbos pensar e achar, a (quase) equivalência das expressões «água do mar» e «água de mar», a origem do vocábulo briol e, finalmente, sobre a pronúncia da palavra escolho, no plural.
3. Ainda sobre o terrível incêndio florestal em Pedrógão Grande, no centro de Portugal, a sua incontrolada devastação, até à data, levou, já, inclusive, à evacuação de várias aldeias. Assim o têm designado, e bem, as alarmantes notícias deste fogo que tudo «lavra e devora», já espalhado entretanto ao concelho limítrofe de Góis. Porque é mesmo disso que se trata: aldeias e residências evacuadas. Não é o caso das pessoas – que, em situações desta gravidade e emergência absolutas, são retiradas, deslocadas ou transferidas para outros lugares de salvação. Sobre esta (im)propriedade lexical muito há disponível no arquivo do Ciberdúvidas. Por exemplo: Os equívocos do verbo evacuar + «Os sinistrados foram "evacuados"» + Evacuação + As palavras NÃO são como o vento.
4. Temas dos programas desta semana produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa:
• No programa Língua de Todos (sexta-feira, dia 23 de junho, às 13h15*, na RDP África, com repetição no sábado, dia 24, depois do noticiário das 09h00*), o professor universitário moçambicano Lourenço do Rosário faz um balanço histórico da presença da língua portuguesa no seu país, que assinala no dia 25 o 42.º aniversário da sua independência nacional.
• No programa Páginas de Português (domingo, dia 25 de junho, na Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte, dia 1 de julho, às 15h30, dá-se relevo à criação da Associação de Estudos de Língua Portuguesa da Ásia (AELPA), com sede na cidade chinesa de Macau.
* Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.