1. Retoma-se neste dia o funcionamento regular do Ciberdúvidas, cujas atualizações voltam a fazer-se às segundas, quartas e sextas-feiras, semanalmente. No caso do Consultório – de novo disponível1 –, ficam em linha estas quatro novas respostas: Sobre a utilização do termo cacicado, A origem e o significado da palavra pirralho, O uso de «cerca de», de «perto de» e de «quase» e As alternativas em português dos anglicismos check-in e check-out.
1 Antes do acesso ao consultório, consulte-se previamente o arquivo do Ciberdúvidas, de momento com mais de 40 mil respostas e outros textos, dos mais variados temas da língua portuguesa. Como aqui se recomenda, a pesquisa é fácil e rápida: clicando-se na lupa, no canto superior direito, fica de imediato acessível o campo onde se deve registar então a palavra, expressão, nome do autor ou o título da obra procurados. Não foi encontrado o que se pretende? Então – e só nessa eventualidade, voltamos a pedi-lo –, resta o recurso ao consultório. Responderemos tão brevemente quanto possível.
2. A propósito de anglicismos, tem algum sentido a televisão pública portuguesa usar palavras, expressões e indicações em inglês na sua página oficial na Internet? Obviamente que não – como se pronunciou o seu atual provedor, Jorge Wemans, no programa Voz do Cidadão2, do dia 1 de abril p.p., dando sequência ao reparo de um telespectador: «"Contact Center" porquê? Não estamos em Portugal? Fomos ocupados por anglo-saxões? Ninguém sabe traduzir algo tão simples para "Centro de Contactos"?». Ou, simplesmente, "Contacto", como sugeriu a professora Maria Eugénia Alves, ouvida sobre o uso imoderado de anglicismos nos media portugueses e na RTP em particular3.
2 Ver do minuto 09'45'' ao minuto 10'57''.
3 E, já agora, porquê e-mail, em vez de «correio eletrónico», por exemplo? E porquê a opção pelo inglês até na programação da televisão pública portuguesa (Brainstorm, Chefs Academy Kids, Got Talent Portugal, Magazine RTP Arena eSports, The Voice Portugal, etc., etc.) Cf. Sobre os estrangeirismos.
3. No primado – e no gosto – pelo (bom) uso do português pelos seus falantes assenta o magazine televisivo Cuidado com a Língua!, agora, já, na sua nona série. À volta dos chocalhos, Património Imaterial da Humanidade desde 2015, gira o tema do seu oitavo programa. Gravado no seu cenário ex-libris de Alcáçovas, no Alentejo, passa esta terça-feira, dia 4 de abril, na RTP 1, às 21h00 (hora de Portugal continental).4
4 Com repetição nos canais internacionais da RTP (ver aqui), ficando também disponível na sua página oficial. Outras informações, aqui.