O termo cacicado - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O termo cacicado

Poderá chamar-se de “cacicado” a uma comunidade, mais ou menos organizada, chefiada por um cacique? Haverá outro nome?

Paulo de Sousa Tradutor Cascais, Portugal 671

A palavra cacicado ocorre em textos científicos brasileiros da área da antropologia e da etnografia no sentido que é indicado na pergunta. É vocábulo legítimo, visto derivar regularmente de cacique. Também se encontra registado no dicionário Aulete Digital como termo especializado da antropologia aplicável a um tipo de sociedade cujo nível de integração sociopolítica a situa entre a tribo e o Estado. Dado pertencer a um discurso especializado, não se identificam sinónimos de cacicado, mas o termo genérico sociedade pode por vezes aparecer em seu lugar

Por cacique, entende-se geralmente o chefe de uma comunidade ameríndia; é, portanto, uma palavra sinónima de «chefe indígena», manda-chuva e morubixaba (cf. Dicionário Houaiss). É vocábulo transmitido ao português por via do castelhano, que o tomou do taino, língua falada na ilha Hispaniola ou de S. Domingos à data da conquista espanhola, no que é hoje o Haiti e a República Domicana. Diz-se que tem origem na forma kassiquan, «guardar casa» (cf. Wikipédia em inglês).

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras