1. É Carnaval, ou, como ainda se diz, com certo sabor ancestral, é o tempo do Entrudo, um introito festivo e enganador para a aproximação austera da Quaresma (na imagem, máscara do Carnaval de Lazarim; fonte: Wikipédia). Para retemperar forças, o consultório fecha alguns dias (poucos), mas já com regresso marcado para quarta-feira, dia 10 de fevereiro. Sobre esta nossa “Língua (também) de Carnaval”, deixamos o convite a quantos nos consultam por esse mundo fora: uma (re)visitação a algumas das muitas respostas e outros textos em arquivo alusivos ao tema. Por exemplo, estes: A palavra confete + Do Carnaval ao futebol + Natal, Carnaval, Páscoa: palavras variáveis + "Enfezar o carnaval": etimologia + «O Carnaval e o futebol são o ópio do povo» + "Enfezar o carnaval: etimologia, mais uma vez" + Entrudo, novamente + Portugal, Alentejo, no Carnaval + Partidas de Carnaval.
2. Apesar da folia, o consultório ainda consegue receber três novas perguntas. A quem cante e faça exercícios vocais, interessará saber que pode empregar quer vocalise quer vocalizo. E, a quem se intrigue com os nomes de lugar, importará perceber a razão por que se deve preferir Ceide a "Seide" – a propósito da localidade de S. Miguel de Ceide ou "Seide" (no concelho de Vila Nova de Famalicão), para sempre associada ao nome de Camilo Castelo Branco (1825-1890) –, ou até iniciar-se nos mistérios da etimologia do topónimo Monte Avó (Matosinhos).
3. O programa de rádio Língua de Todos de sexta-feira, 5 de fevereiro (às 13h15* na RDP África; tem repetição no sábado, 6 de fevereiro, depois do noticiário das 9h00*), em conversa com o professor Paulo Serra, leitor do Instituto Camões no Botsuana, discute o muito que há por fazer pela língua portuguesa em África, tanto nos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa como fora desta organização. O Páginas de Português de domingo, 7 de fevereiro (pelas 17h00*, na Antena 2), entrevista João Laurentino Neves, presidente do Instituto Português do Oriente, acerca de uma iniciativa apoiada por esta entidade, o curso de verão O Ser e Saber da Língua Portuguesa 2016, que é organizado pelo Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau.
* Hora oficial de Portugal continental.