1. Numa altura em que se atinge o terrível número de 3 milhões de mortos por covid-19, registados em todo o mundo, o Brasil continua a lutar contra a evolução da pandemia, com efeitos intensos também sobre o pessoal ligado à saúde, o que levou já a que se considere esta situação uma «Guerra desleal». As palavras destacadas integram as nove novas entradas na rubrica A covid-19 na língua, a que se juntam as seguintes: Amêijoas, «Annus horribilis», Cabo Verde, Ecocídio e «É para o bem de todos», MIS-C e Patentes.
2. A formação de palavras é um conteúdo abordado em diferentes momentos do ensino-aprendizagem do português, enquanto disciplina de estudo. Trata-se de uma área complexa pelas variáveis que envolve, pelo que suscita com alguma frequência dúvidas de âmbito diversificado. Exemplo desta realidade é a questão que pretende aferir se o nome floresta se terá formado a partir de flor, aspeto que se analisa na nova atualização do Consultório. No plano da semântica, as respostas incidem sobre os valores de nexo expressos pela locução «uma vez que» e sobre os valores expressos pelo advérbio só em diferentes contextos de uso. Exploram-se ainda os sentidos do provérbio «Tenho uma gaveta, não sei que lhe faça nem sei que lhe meta» e o valor do substantivo ligeira, usado no interior de São Paulo. Por fim, regressa-se à colocação do pronome clítico em orações infinitivas com advérbios.
3. Contos com Nível (A1), da autoria de Ana Sousa Martins, linguista e coordenadora da Ciberescola da Língua Portuguesa, é o novo volume da coleção destinada a estudantes de português língua estrangeira, desta feita visando o nível inicial de aprendizagem da língua, como se explica na Montra de Livros, onde a obra é apresentada.
4. A linguista e professora universitária Margarita Correia aborda na sua crónica semanal, publicada no Diário de Notícias, aspetos relacionados com a língua espanhola no mundo, aproveitando o facto de a 23 de abril se comemorar o Dia Mundial da Língua Espanhola (texto aqui transcrito com a devida vénia).
5. A crónica da professora universitária Edleise Mendes apresenta os materiais destinados a alunos e professore de português língua estrangeira e português língua não materna, disponíveis na plataforma digital PPPLE. Este é um portal que foi criado em 2013 e, desde então, não parou de crescer ao serviço da aprendizagem da língua portuguesa (crónica apresentada no programa Páginas de Português, da Antena 2, aqui transcrita).
6. Entre os eventos relacionados com a língua portuguesa, destacamos os seguintes:
— A conferência proferida pelo professor universitário Augusto Soares da Silva sobre o tema "Variação construcional de significado: a alternância de construções entre "se" explícito e nulo no PB (disponível aqui);
— A chamada de resumos para o 14.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, com lugar em 9 e 10 de julho de 2021, em Chaves, subordinada ao tema "Português: avaliação na aprendizagem" (mais informações aqui);
— O anúncio da criação do Prémio Literário Luis Sepúlveda, um ano após a morte do autor, promovido pelo Festival Literário Correntes de Escrita e pela Porto Editora;
— A disponibilização pela Direção-Geral de Educação de um guia para escrita / leitura clara, no âmbito da educação inclusiva (recurso disponível na página da DGE).