Contos com Nível (A1), de Ana Sousa Martins, linguista e coordenadora da Ciberescola da Língua Portuguesa, integra uma coleção de pequenos volumes de histórias que a editora Lidel organiza e dirige a estudantes de Português como Língua Estrangeira (PLE), juntando-se, assim, a Contos com Nível (A2) (2016), Contos com Nível (B1) (2019) e Contos com Nível (B2) (2017).
À semelhança das outras obras publicadas, este livro contém pequenas narrativas, num total de 20 – "O nariz da D. Amélia", "A burra ruiva", "A visita", "A espanhola", "A mania da genealogia", "Em Espanha é tudo maior!", "Um ladrão e uma ladra", "O ninho infeliz", "No elétrico", "A vaca brava", "A amiga imaginária", "Conto de fadas", "Ter carro e andar a pé", "Problemas com números", "Maridos e mulheres", "Peru de Natal", "O padre e a banda", "Erro perigoso", "Homem rico, homem pobre" e "O hipnotista» –, que se destinam a aprendentes de português de nível de iniciação que tenham mais de quatro a seis meses de aprendizagem.
Encontramos aqui, dado o perfil do aprendente a quem se dirigem, histórias simples, com frases curtas, palavras frequentes e enredo linear, que reproduzem, contudo, o modo de expressão autêntico do português contemporâneo, que é, grosso modo, uma característica transversal aos quatro livros. Estas 20 histórias fazem-se acompanhar de um glossário onde se pode encontrar a tradução dos diferentes vocábulos em inglês ou uma imagem ilustrativa da palavra que se pretende explicar; e, no fim de cada uma delas, encontra-se, também, um conjunto de exercícios de compreensão da leitura e de vocabulário, que incitam o leitor a relembrar e a consolidar palavras novas.
Pode concluir-se que, num nível de proficiência em que a leitura é tantas vezes descurada, este livro demonstra exatamente o oposto. Apesar de um aprendente de nível A1 deter poucos conhecimentos de português, a verdade é que irá encontrar neste livro textos suficientemente fáceis para si, e, simultaneamente, desafiantes, que o estimulam a adivinhar sentidos e a fazer inferências e que o instigam a ler mais em português.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações