1. No âmbito da preparação para as eleições legislativas, terminou, em Portugal, o período de debates televisivos, por onde passaram os líderes dos partidos com assento na Assembleia da República na legislatura que agora se encerra. Os candidatos preparam-se agora para dar início ao período de campanha eleitoral, que se desenrolará entre 25 de fevereiro e 8 de março, tendo a votação presencial lugar a 10 de março. Na fase pré-eleitoral, o discurso público em torno dos debates centrou-se muito na construção de metáforas bélicas, que evidenciam que a interpretação que se dá ao momento vivido em Portugal não se centra no conceito de apresentação e discussão de ideias, mas evidencia antes a perspetiva de um conflito, por vezes violento, entre as partes envolvidas. Assinalamos, neste contexto, o uso de expressões claramente bélicas, como «duelo final», «puxar das armas», «ataques», «ponto forte/fraco» ou «bala de prata» (ver também aqui), que associam os debates a uma imagem de ferocidade muitas vezes associada ao processo de apresentação de argumentos, que se «esgrimem» ou que se transformam em «troca de acusações». Neste âmbito eleitoral enquadra-se também o artigo da professora universitária Margarita Correia, que se propõe analisar questões linguísticas nos programas dos diferentes partidos políticos, começando, neste texto, pelo Chega.
2. A diferença entre «estar grato» e «ser grato» está relacionada com o tópico dos predicados estáveis ou transitórios. Esta é uma questão de ordem semântica que se inclui na atualização do Consultório e à qual se junta uma resposta relacionada com o valor de uso do condicional. No plano sintático, apresentamos três novas respostas: a omissão da preposição em orações coordenadas, modificadores apositivos do nome e a correção da estrutura «definidos como sendo». Por fim, no plano ortográfico, encontra-se a revisão da grafia de «chá verde» e, no no âmbito lexical, a existência e formação da palavra projetual.
3. Os anglicismos red flag e green flag, usados no campo semântico das relações amorosas, são analisados, neste apontamento, sob diferentes pontos de vista pela consultora do Ciberdúvidas Sara Mourato.
4. A questão de saber se o nome spa tem forma plural dá matéria para o apontamento da professora Carla Marques, incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, em 18 de fevereiro de 2024.
5. Na rubrica Ensino, partilhamos a reflexão da escritora e professora Dora Gago relativamente ao uso didático da música em relação com o estudo de textos literários.
6. O festival Correntes d'Escrita, que reúne escritores de expressão ibérica, tem início a 21 de fevereiro, na Póvoa do Varzim, com um programa muito diversificado, que se prolonga até sábado, dia 24. O evento comemora os seus 25 anos de existência adotando como tema a liberdade (programa completo aqui).