1. Na atualização deste dia ficam em linha cinco novas respostas no consultório do Ciberdúvidas: a origem do apelido Picareta, sobre a grafia e pronúncia de afetar, os sons nasais no Norte de Portugal, o uso da crase e as suas regras e, finalmente, a introdução da palavra ioió/ioiô no português.
2. Temas dos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa da presente semana:
• No Língua de Todos de sexta-feira, 7 de abril (às 13h15*, na RDP África, com repetição no sábado seguinte, depois do noticiário das 09h00*), a propósito da publicação da sua mais recente obra, Como Escrever (Tudo) em Português Correto, a linguista Sara Leite debruça-se sobre alguns destes tópicos: como organizar e planificar uma composição; o vocabulário recomendável em cada tipo de texto; os erros mais comuns de pontuação e ortografia na comunicação escrita; como expor da melhor forma o que se quer transmitir; e, finalmente, as regras-base de uma carta de apresentação.
• No Páginas de Português de domingo, 9 de abril (na Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte, às 15h30*), Maria de Fátima Silva, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, esmiúça o programa e os objetivos do Curso de Atualização para Professores de Português como Língua Estrangeira.
* Hora oficial de Portugal continental.
3. Três registos finais. O primeiro para a notícia de o português ter sido finalmente incluído em exames norte-americanos que atribuem créditos no acesso ao ensino superior nos EUA. O segundo sobre a participação de vários escritores de língua portuguesa na Feira do Livro de Leipzig**, realizada de 23 a 26 de março útlimo. E o terceiro acerca da visita oficial que o primeiro-ministro português António Costa faz neste dia ao Luxemburgo, durante a qual vai ser assinado um memorando de entendimento para manutenção ou reforço do ensino do português nas escolas luxemburguesas.
** Os autores lusófonos convidados para este evento cultural foram os portugueses Patrícia Portela, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Margarida Vale de Gato, Raquel Nobre Guerra e Miguel Cardoso; o moçambicano Mia Couto e o angolano Kalaf Epalanga.