1. Numa altura em que as questões relacionadas com a política da língua foram colocadas na ordem do dia por Marcelo Rebelo de Sousa, que, no seu discurso na ONU1, defendeu a adoção do português como idioma oficial das Nações Unidas, vem a propósito o que escreveu2 o escritor a Miguel Esteves Cardoso sobre o que, provavelmente, mais condiciona a aprendizagem e a prática da língua portuguesa pelos estrangeiros que visitam ou residem em Portugal: «Um estrangeiro está a fazer o esforço de falar português com um português. Pode até estar a pedir ajuda com o vocabulário. Em vez de o ajudar, o português começa a falar inglês. E a conversa é feita em inglês, geralmente atroz de um lado e doutro.»
1 O discurso do Presidente português, na 73.ª sessão da Assembleia Geral da ONU pode ser ouvido na íntegra, aqui. E aqui, encontra-se disponível entrevista concedida à Rádio das Nações Unidas.
2 «Deixem-nos falar», in jornal Público de 26/09/2018, disponível também na rubrica O nosso idioma.
2. Na atualidade relacionada ainda com a língua portuguesa, destacamos:
– na RTP2, a série Acende a luz para eu te "ouvir". Trata-se de uma série com 13 episódios, que teve início esta semana e que se destina às pessoas que não ouvem, colocando aquelas que ouvem numa posição de segundo plano a que normalmente não estão habituadas no panorama televisivo;
– Folha, 1.ª Festa Literária, com início a 26 de setembro, na Curia: um encontro de três dias à volta dos livros e dos escritores (programa completo aqui).
3. No Consultório, surgem dúvidas relativas ao uso pronominal dos verbos buscar, recamar e reerguer e da forma escolhes-te. Uma frase de António Lobo Antunes é o ponto de partida para analisar o uso do infinitivo pessoal do verbo rejuvenescer. E ainda, os sentidos que se podem associar à locução de todo e a distinção entre uma oração relativa e uma oração consecutiva.
4. A obra do pedagogo brasileiro Paulo Freire estará no ar, no programa Língua de Todos (RDP África, sexta-feira às 13h153, com repetição no sábado, 29/09, às 9h103), com Luiza Cortesão, professora jubilada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, que se referirá, em particular, aos projetos de alfabetização que aquele educador desenvolveu sobretudo na Guiné. A digitalização do acervo de livros raros da Biblioteca Brasiliana do casal Guita e José Mindin será o mote para a entrevista ao professor Alexandre Saes, da Universidade de São Paulo (no ar, na Antena 2, programa Páginas de Português, no domingo, 30 de setembro, pelas 12h303 (com repetição no sábado seguinte, 6 de outubro, pelas 15h303). Ainda nesta emissão, na rubrica "Cronogramas", a professora Sandra Tavares Duarte fala sobre a obra do eminente gramático brasileiro Evanildo Bechara.
3 Os programas Língua de Todos, e Páginas de Português ficam disponíveis posteriormente aqui e aqui. Hora oficial de Portugal continental.