A conjugação pronominal reflexa dos verbos reerguer e recamar - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A conjugação pronominal reflexa dos verbos reerguer e recamar

Gostaria de saber se é possível transformar os verbos recamar e reerguer em verbos pronominais, isto é, gostaria de saber se é possível dizer-se e escrever-se "recamar-se" e "reerguer-se". E, neste sentido, é correcto escrever frases como «Um enorme poder diabólico está prestes a reerguer-se» e «As freiras recamavam-se de dominós»? Existe alguma regra fixa para saber se os verbos são passíveis de ser pronominais?

Grato pela atenção.

Francisco Neves Estudante universitário Braga, Portugal 475

Recamar, com o sentido de «bordar a recamo, matizar, revestir, cobrir, ornamentar, enfeitar, ou conceder grande quantidade de bens» (Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora) a alguém (sentido figurado), e reerguer, com o significado de «tornar a erguer» (idem), são verbos transitivos diretos que aceitam pronome, ou seja, podem ser verbos pronominais. Portanto, as afirmações dadas pelo consulente estão corretas. Não obstante, estes dois verbos também ocorrem sem o pronome: «A rainha mandou recamar um vestido» e «Depois do furacão, eles reergueram a cidade».

Em relação à ultima questão, a resposta é não, não há nenhuma regra que permita perceber se os verbos são passiveis de ser pronominais. O que se sabe é que os verbos pronominais podem ser distinguidos em dois tipos:

1. «os que só se usam de forma pronominal»1apiedar-se, queixar-se, condoer-se, suicidar-se

2. «os que se usam também na forma simples, mas esta difere ou pelo sentido ou pela construção da forma pronominal»– debater (= «discutir»)  e debater-se (= «agitar-se»), enganar (alguém) e enganar-se (com alguém).  

1 Cunha, Celso e Cintra, L. F. Lindley (2005), Nova Gramática do Português Contemporâneo. pp. 405. 

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Gramática; Léxico