Ciberdúvidas com nova apresentação, os anglicismos gamification e Halloween, o nome Mondego e «disse-lhe»
1. O Ciberdúvidas retoma as atualizações regulares depois de uma brevíssima interrupção. Tratou-se de reestruturar o aspeto gráfico geral e de dar uma nova organização da página principal, de modo a agilizar o acesso às dúvidas e apontamentos que aqui se produzem sobre temas da nossa língua comum. Como sempre, o Ciberdúvidas põe à disposição dos seus consulentes o vasto arquivo do Consultório e, nas demais rubricas, o amplo leque de perspetivas sobre o funcionamento do português onde quer que este idioma se fale e escreva.
2. O desafio 100% Português centra-se, desta vez, no anglicismo gamification, o qual anda de resto já aportuguesado sob a forma gamificação1. No entanto, há quem proponha ludificação, visto que o aportuguesamento da palavra inglesa levanta o problema de constituir um híbrido morfológico, por amalgamar a palavra game («jogo») e ao elemento português -ificação, de origem latina. No Facebook, no mural do Ciberdúvidas, propôs-se ludificação, mas o que se observa, por exemplo, no Corpus do Português, indica que a tendência prática é empregar o híbrido gamificação. Esta é, portanto, uma situação em que se desenha a força do uso, ainda que aqui se justifique recomendar a forma ludificação.
3. Entretanto, fala-se de Halloween na passagem de 31 de outubro para 1 de novembro. Não será mais genuíno dizer-se que se celebra o Dia (ou a Noite) das Bruxas? Sobre o assunto, recupera-se uma reflexão da professora Maria Eugénia Alves.
4. Quanto aos conteúdos da presente atualização, estão eles acessíveis nos destaques da página principal, distribuídos pelas seguintes rubricas: Consultório, O Nosso Idioma, Pelourinho e Notícias. As rubricas em vídeo do Ciberdúvidas recebem também novos registos: em Ciberdúvidas Responde (episódio 47), fala-se da origem do nome do rio Mondego; e, em O Ciberdúvidas Vai às Escolas (episódio 42), explica-se porque «disse a ele» não é uso correto.
5. Quanto aos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública de Portugal, os temas centrais são o português em Moçambique e um curso de terminologia promovido pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa. Mais informação nos destaques ao lado e no artigo respetivo.
1 N. E. (01/11/2025) – Segundo o dicionário de português da Infopédia, gamification, gamificação ou ludificação são termos sinónimos que se referem ao «uso de técnicas características de videojogos em situações do mundo real, aplicadas em variados campos de atividade, tais como a educação, saúde, política e desporto, com o objetivo de resolver problemas práticos ou consciencializar ou motivar um público específico para um determinado assunto».
