Marco Polo, Angola e uma final do futebol português … em inglês - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Marco Polo, Angola e uma final do futebol português … em inglês
Marco Polo, Angola e uma final do futebol português … em inglês
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 777

1. De onde e como nos chegou a expressão «negócio da China»? E o que dizer da frase «ela é uma de nós (angolanos)»? Estas são duas das oito perguntas às quais damos resposta no consultório da presente atualização do Ciberdúvidas*. Outros esclarecimentos: a classificação do verbo corresponder, sobre um caso de predicativo do sujeito e outro relacionado com o complemento oblíquo. E terminamos com uma oração com construção clivada, uma elucidação sobre regência nominal e o emprego do futuro do conjuntivo.

* Pelas razões já anteriormente expostas, o Ciberdúvidas passou a assegurar as suas atualizações temáticas apenas uma vez por semana – agora à terça-feira. Entretanto, sempre que a atualidade ou a relevância informativa o justificar, não deixaremos de o assinalar nos Destaques.  

2. Na rubrica Pelourinho, deixamos um apontamento da professora Maria Eugénia Alves sobre o nome em inglês da final de uma prova do futebol português, entre quatro equipas portuguesas e realizada numa cidade portuguesa.