1. Entre os muitos termos que se tornaram correntes no contexto da pandemia de covid-19, há a denominação de uma peça que se tornou parte da indumentária quotidiana de milhões de pessoas: máscara. Na rubrica O nosso idioma, um novo apontamento da linguista Carla Marques dá conta dos significados e da importância social e cultural de máscara, cujo campo semântico ganha nova dimensão com a experiência coletiva da presente crise sanitária mundial. Importa assinalar que esta é também uma das palavras listadas em "A covid-19 na língua", um glossário que, na mesma rubrica, tem tido repetidas atualizações ao longo das últimas semanas, acompanhando o desenrolar da situação (ver mais baixo o ponto 5, sobre). Novos termos averbados nesta atualização: crise sanitária, curva de contágio, drone pandémico, geolocalização, novo normal e área T – este último em homenagem à imunologista portuguesa Maria de Sousa (1939-2020), falecida em 14 de abril p. p.
2. No regresso às atualizações do Consultório, a sintaxe marca presença com duas questões: qual é o sujeito de «custou ao aluno entender a lição»? E podemos omitir o pronome neutro o na frase «não sei se o quero»? Outras perguntas: uma pessoa que faz armadilhas é um "armadilheiro"? O que é correto: «visitei a Bósnia e Herzegovina», ou «visitei a Bónia e a Herzegovina»? E diz-se «cópias pirata» ou «cópias piratas»?
3. Em Portugal, recomeçaram as aulas dos ensinos básico e secundário, sem atividades letivas presenciais, conforme a comunicação governamentalo de 9 de abril p.p. (cf. Abertura de 09/04/2020), agora reiterada pelo normativo legal que rege todo o 3.º período letivo, o Decreto-Lei n.º 14-G/2020, que inclui um novo calendário para os exames finais do ensino secundário. Apesar da ansiedade de alunos e pais neste arranque (ler notícia do Diário de Notícias de 14/04/2020), a partir de 20 de abril, recorde-se, faz-se frente ao cenário de pandemia com as sessões televisivas #EstudoEmCasa (na RTP Memória) numa iniciativa conjunta do Ministério da Educação e da RTP. Estas sessões vão estar também disponíveis no YouTube, em canal próprio – assista-se à apresentação:
4. Registem-se as repercussões do coronavírus nas universidades e a diversidade de meios digitais para o ensino à distância neste nível de ensino: "Covid-19 – ISCTE mantém aulas através de videoconferência e e-learning" (Jornal Económico, 16/03/2020); "Por agora não haverá aulas e a covid-19 não permite cenários" (Público, 07/04/2020); "Universidades: Covid-19 deixa professores e alunos separados por um ecrã" (Pessoas, 15/04/2020); "COVID-19: Como usar o Teams da Microsoft para aulas e reuniões online" (Pplware, 12/04/2020); "FCCN disponibiliza várias plataformas para ensino a distância" (Pplware, 13/04/2020). São também de mencionar as páginas de acesso a recursos digitais para reuniões à distância como o COLIBRI (Fundação para a Ciência e Tecnologia; também acessível pelo Instituto Superior Técnico).
5. Temas em destaque nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa:
– No programa Língua de Todos, transmitido pela RDP África, na sexta-feira, dia 17 de abril, pelas 13h20*, entrevista-se o professor universitário e tradutor Marco Neves, que em janeiro do presente ano publicou mais um livro com o título sugestivo de Almanaque da Língua Portuguesa (editora Guerra & Paz).
– No programa Página de Português, emitido pela Antena 2, no domingo, 19 de abril, pelas 12h30*, a linguista e professora Carla Marques, consultora permanente do Ciberdúvidas, fala sobre uma iniciativa destas páginas: o glossário de termos associados ao coronavírus e à covid-19, organizado do pelo Ciberdúvidas ao longo da presente crise sanitária.
6. Um destaque final, de pesar, pelo falecimento, neste dia, do escritor brasileiro Rubem Fonseca, Prémio Camões em 2003. Tinha 94 anos e não resistiu a um ataque cardíaco.
Cf. Rubem Fonseca escreveu primeiro livro aos 17 anos e foi um dos maiores autores brasileiros + O adjetivo bocalivrista + Rubem Fonseca: o narrador como atirador