DÚVIDAS

A omissão do pronome o

Gostaria de saber, por favor, se o pronome oblíquo átono o está correto na seguinte frase:

«Não queria discutir minhas reflexões. Na verdade, ainda não sei se o quero.»

Estaria correto omiti-lo, de acordo com a norma culta, como normalmente fazemos na linguagem coloquial? Se puderem me explicar, eu ficarei agradecido.

Muito obrigado pela ajuda.

Até mais.

Resposta

O recurso ao pronome neutro o1 na frase em apreço é correto.

Este pronome, tal como os pronomes demonstrativos neutros isto, isso, aquilo, tem a capacidade de retomar o conteúdo proposicional expresso por um sintagma verbal colocado antes na frase ou numa frase anterior. É este o processo que tem lugar nas frases apresentadas, como se observa em (1):

(1) «Não queria discutir minhas reflexões. Na verdade, ainda não sei se o quero.» = «Não queria discutir minhas reflexões. Na verdade, ainda não sei se quero discutir minhas reflexões

Não obstante, é também correto o uso da construção com elipse, ou seja, com omissão do pronome neutro, sendo que, neste caso, o interlocutor procede à reconstrução do constituinte omitido:

(2) «Não queria discutir minhas reflexões. Na verdade, ainda não sei se quero.»

Disponha sempre!

 

1. Este pronome é também considerado demonstrativo por alguns gramáticos. É o caso de Celso Cunha e Lindley Cintra in Nova Gramática do Português Contemporâneo, 1984, p. 340.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa