100 anos de reformas ortográficas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
100 anos de reformas ortográficas
100 anos de reformas ortográficas
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 1K

O Festival Escritaria, a decorrer em 15 e 16 de outubro, em Penafiel (Portugal), vai homenagear o escritor moçambicano Mia Couto.

Foi recentemente lançada a segunda edição de Gramática Aplicada, da autoria de Ana Martins, revista em função do Acordo Ortográfico, do Dicionário Terminológico e dos novos programas do ensino básico.

O Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa 2011 da União Latina foi atribuído ex aequo aos tradutores das obras Fundamentação Linguística da Sociologia e História da Guerra do Poloponeso.

O condicional é uma forma excedentária em relação ao imperfeito do indicativo? Porque é que o português, assim como as demais línguas naturais, tem formas isofuncionais? É este o tópico de reflexão que sugerimos neste dia, a partir da atualização do consultório.

Mantemos entretanto no Facebook uma seleção dos mais relevantes conteúdos e novos textos aqui colocados em linha.