DÚVIDAS

Bendição e bênção
Caríssimos mestres, eu entendo que bênção seja o antônimo de maldição! Em sendo assim, quando e por que bendição virou bênção (encurtamento, com troca de sílaba tônica...)? Muitíssimo obrigado e um grande abraço!
«Tudo de mau» e «tudo de bom»
Qual a forma correta: «Tudo de mal aconteceu na festa» ou «Tudo de mau aconteceu na festa»? E qual a explicação para uma ou outra forma? Obrigado!
O que explicativo
Numa ficha de trabalho de uma editora surge a frase «Arrumem os livros que a biblioteca vai encerrar». De acordo com as soluções de correção, a oração «que a biblioteca vai encerrar» aparece como coordenada explicativa. Numa saudável discussão com colegas, uns defendem que a sugestão da editora está correta, no entanto, outros acham que a oração é subordinada adverbial causal. Se fizermos o teste da agramaticalidade sugerido por Maria Eugénia Alves (Ciberdúvidas, 2018), a oração iniciada por “que” é agramatical - “* que a biblioteca vai fechar.” -, uma vez que “na coordenação, a oração que é introduzida pela conjunção não pode dar início à frase”. Acresce o facto de que a situação descrita na suposta oração coordenada explicativa não é temporalmente anterior à que se descreve na oração anterior. (Carla Marques, Ciberdúvidas, 2022) Porém, “No que respeita à pontuação, quando a oração é coordenada explicativa, deve levar uma vírgula a separá-la da oração anterior. Quando estamos perante uma oração subordinada causal, não devemos usar vírgula.” (Carla Marques, Ciberdúvidas, 2022). Aqui o "que" não é antecedido de vírgula. Posto isto, tenho dúvidas em relação à classificação desta frase complexa “Arrumem os livros que a biblioteca vai encerrar”. Aproveito para agradecer o excelente trabalho realizado por toda a equipa do Ciberdúvidas ao longo destes anos. Aprendo muito com a vossa generosidade e profissionalismo! Bem hajam!
Os anglicismos notebook e laptop
Eu não sabia, mas aprendi que notebook é o nome brasileiro do dispositivo portátil, e laptop é o nome americano! E os americanos usam notebook para "caderno de notas" Quando e por que mudaram o nome dele (do equipamento eletrônico) vindo dos Estados Unidos pelo Brasil afinal? Muitíssimo obrigado e um grande abraço!
Dublim e Dublin
Peço por favor a vossa confirmação sobre a grafia exata de Dublin em português europeu. Julgo ser Dublim, conforme o vejo escrito nas páginas portuguesas da União Europeia, por exemplo, embora os dicionários Infopédia e Priberam escrevam Dublin. Desde já, agradeço a vossa ajuda.
Nomes populares do Scyllarus arctus (crustáceo)
Parabéns pelo site. O crustáceo Scyllarus arctus, comum nas águas do Atlântico, especialidade gastronómica de Cascais, é conhecido como bruxas em português. Como é que se pode explicar esta designação? Obrigado.
A origem do topónimo Memória (Leiria)
Gostava de saber se há explicações relativamente à toponímia da povoação Memória no município de Leiria? Obrigado.
«Ou… ou»: conjunções coordenativas correlativas disjuntivas
Relativamente à frase «OU fazes uma pausa nos teus trabalhos OU ficas doente», a minha dúvida prende-se com o facto de se dizer que se trata de uma conjunção coordenativa correlativa. Não seria, antes, uma "locução conjuncional coordenativa correlativa"?  Obrigado.
Eis numa oração coordenada
«Apareceu-me um anúncio na internet, e eis como conheci o vosso site.» Sobre a frase acima, peço, por favor, a resposta de algumas dúvidas: 1. Como se classifica a oração «e eis como conheci o vosso site»? 2. Qual a função sintática de «eis como»? Aparenta-me ser um adjunto adverbial. 3. Qual seria a classe gramatical de «como» nesse contexto? Obrigado!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa