A origem do topónimo Memória (Leiria)
Gostava de saber se há explicações relativamente à toponímia da povoação Memória no município de Leiria?
Obrigado.
Gostava de saber se há explicações relativamente à toponímia da povoação Memória no município de Leiria?
Obrigado.
O topónimo leiriense, que identifica uma localidade situada na atual União de Freguesias e Memória, no concelho de Leiria, deve-se ao culto a Nossa Senhora da Memória, que é aí festejada e tem uma imagem na igreja matriz, conforme se regista em "Colmeias e Memória, Leiria @ Lendas de Portugal - Lenda da Ermida de N. Sra. da Memória" (blogue As Coisas de que Gosto! E as Outras, 22/05/2020)1.
Na página da União de Freguesias de Colmeias e Memória, lê-se que o referido templo fundado em 1625 e tem associada uma lenda, que se transcreve (ibidem, adaptado):
«[Conta-se que] os habitantes de Colmeias e Espite praticavam regularmente em romarias e devoções à Nossa Senhora da Purificação, o orago da vizinha povoação de Seiça.
Naquela região, existia uma águia que matava todas as crianças que conseguia apanhar, o que levou as populações a integrarem-se nas procissões anuais da Sr.ª da Purificação.
[Uma vez,] a procissão a [passou] junto a um campo onde estava um homem a lavrar, acompanhado de um filho. Chamaram-no, para nela se juntar. Respondeu o homem que não podia, porque a leira só ia a meio da sementeira, e tinha ali os bois.
Depois de a procissão passar, veio a águia e matou-lhe o menino .
Ao ver isto, o homem largou os bois e foi à igreja, e quando regressou encontrou o menino vivo e os bois no mesmo sítio.
Diz-se que foi em louvor deste milagre que se fez a ermida de N.ª Sr.ª da Memória.»
1 Consultar também o artigo Memória (Leiria) na Wikipédia.