DÚVIDAS

Preposições, artigos definidos e substantivos coordenados

Na composição do Governo português verifico as seguintes denominações:

– Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social

– Ministério da Agricultura e do Mar

A pergunta é: qual das duas está certa considerando que na primeira não se repete a preposição de para cada sector?

Ou por outra: porque é que na primeira não aparece «Ministério da Solidariedade, do Emprego e da Segurança Social»?

Ou, caso contrário: porque é que na segunda não aparece «Ministério da Agricultura e Mar»?

Ou, por fim, será que as duas estão certas, ou quando se deve utilizar uma forma, ou quando se deve utilizar outra?

Muito obrigado pela atenção.

Resposta

As duas formas estão corretas – cf. Repetição da preposição contraída com o artigo.

No primeiro caso, não se repete a preposição porque se considera que a sequência «solidariedade, emprego e segurança social» forma um todo conceptual, no qual os conceitos associados às palavras solidariedade, emprego e segurança social não podem ser separados numa perspetiva política. No entanto, também seria possível repetir a preposição e apresentar o artigo definido:  «Ministério da Solidariedade, do Emprego e da Segurança Social».

O segundo caso está correto, mas parece ter alguma dificuldade em admitir o apagamento da contração em «do Mar» (?«Ministério da Agricultura e Mar»), visto que não costuma haver relação direta entre os conceitos associados a agricultura e mar. Contudo, existe a tradição nas denominações ministeriais e no discursos administrativo e académico de usar a expressão «sector da agricultura e pescas», eventualmente a par de «sector da agricultura e das pescas». Tudo isto sugere que, embora no caso de «Ministério da Agricultura e do Mar» houvesse margem normativa para aceitar de «Ministério da Agricultura e Mar», terá sido talvez a falta de tradição desta associação que levou a retomar a preposição e a empregar o artigo definido antes de cada substantivo coordenado.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa