DÚVIDAS

O hífen em compostos
depois do Acordo Ortográfico

Diz o Vocabulário Ortográfico do Português – Critérios de aplicação das normas ortográficas ao Vocabulário Ortográfico do Português: «Mantém-se o hífen nas seguintes situações…: quando o prefixo ou radical termina com a mesma letra (vogal ou consoante) com que se inicia a palavra a que se junta…» Diz o Acordo Ortográfico, Base XVI – 1: «só se emprega o hífen nos seguintes casos: (…) b) Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento…»

Assim, a regra aplica-se quando são iguais (terminação do prefixo e início da 2.ª palavra) as vogais, ou as letras (vogal ou consoante)?

Resposta

O novo AO não refere explicitamente que, como para vogais iguais, seja obrigatório o hífen quando as consoantes são iguais na união dos elementos de um composto. Contudo, essa separação por hífen é tradicional: circum-murado, hiper-resistente, sub-bibliotecário, super-requintado (termos todos registados no VOLP para o novo AO da Academia Brasileira de Letras).

Ao seu dispor.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa