«Faz de conta» e «fazer de conta» (sem hífen) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Faz de conta» e «fazer de conta»
(sem hífen)

Devemos escrever «faz de conta» (como assinala o dicionário de Inglês-Português da Porto Editora) ou «faz-de-conta» (como assinala o dicionário de Português da mesma editora...)? Devemos escrever «fazer de conta» ou «fazer-de-conta»?

Muito obrigado.

Diogo Morais Barbosa Revisor Lisboa, Portugal 1K

A locução substantiva «faz de conta» deve ser escrita sem hífen, conforme estipula a Base XV, n.º 6 a) do Acordo Ortográfico, já que não vem entre as exceções aí mencionadas. De facto, o registo sem hífen encontra-se nos vocabulários ortográficos da Porto Editora, que eu próprio coordenei, no da Academia das Ciências de Lisboa e no da Academia Brasileira de Letras. Também vem registado sem hífen no Grande Dicionário da Porto Editora e, por exemplo, na edição de 2011 do Dicionário comum da mesma Editora, salientando que a locução faz-de-conta (com hífen), anterior ao Acordo, passa a escrever-se «faz de conta» (sem hífen), segundo o Acordo. Na edição de 2017 do mesmo dicionário comum da Porto Editora é que figura, certamente por lapso, faz-de-conta (com hífen). 

Acrescento que também «fazer de conta» se deve escrever sem hífen, pois se trata de uma combinatória fixa ou expressão idiomática (ou fraseológica), que sempre se grafou sem hífen, tal como se regista no Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, que também coordenei, no artigo do verbo fazer («fazer de conta que»). Por isso o Acordo Ortográfico é omisso quanto a tais combinatórias. 

João Malaca Casteleiro
Tema: Acordo Ortográfico Classe de Palavras: substantivo