Os diminutivos e os aumentativos formam novas palavras?
Quando alteramos o género, o número ou o grau de uma palavra (aumentativo, diminutivo), estamos a criar uma nova palavra da mesma família? Já li que ao acrescentarmos o sufixo -inho ou -ito, por exemplo, estaríamos a formar uma nova palavra (derivação), mas também já li o contrário...
Obrigada.
Orações relativas com orações completivas encaixadas
Durante as férias, enquanto lia Kafka, deparei com esta frase que me deixou sobressaltado, não se desse o caso de que não soubesse que fazer, sequer dizer, quanto à concordância. Senão, vejamos: «As crueldades que está na sua natureza eles cometerem.» A fim de que resolvesse esta incongruência, primeiro, elaborei outra frase que pretendia análoga: «Está na sua natureza eles cometerem crueldades.» Não considerei pertinente, pois, introduzir o determinante artigo definido feminino plural.
Obrigado.
Muito: quantificador e advérbio
Como é que posso distinguir um quantificador existencial de um advérbio de quantidade/grau? Por exemplo, o muito faz parte das duas classes?
A morfologia do substantivo leitura
A palavra leitura é considerada palavra simples, ou complexa? Qual o seu processo de formação e a sua forma de base?
O processo de formação de preparatório
Preparatória é uma palavra derivada, ou composta?
A análise sintática da frase «respondeu a todas as questões»
Na frase «ele respondeu com convicção a todas as questões», qual a função sintática de «a todas as questões»?
Livro e folhas: holónimo, merónimo
O vocábulo livro relativamente ao vocábulo folhas... É uma relação de hiperonímia, ou de hiponímia? Porquê?
Complementos oblíquos não preposicionados
Nas frases abaixo, qual é a função sintática das expressões que se seguem à forma verbal?
«O casaco custou cerca de 20 euros», «O casaco custou 20 euros», «O casaco custou muito dinheiro».
Obrigada.
Oração relativa de infinitivo:
«não tenho nada que dar...»
«não tenho nada que dar...»
Na frase «Não tenho nada que te dar nos teus anos», como se classifica a oração «que te dar nos teus anos»?
Grata pela vossa ajuda.
A sintaxe do adjetivo prejudicial
«O tabaco é prejudicial à saúde.»
Qual a função sintática da expressão «à saúde»?
Muito obrigada.