Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Classes de palavras
Cristina Ivo Duarte Administrativo Porto, Portugal 1K

Na frase «O vizinho do segundo andar é médico» do segundo andar é modificador do nome restritivo ou complemento do nome? Podem explicar o porquê?

Muito obrigada.

Isabel Margarida Machado Torres Pereira Professora Póvoa de Varzim, Portugal 3K

Como posso distinguir «apesar de», locução conjuncional, de «apesar de», locução prepositiva?

Muito obrigada.

Mónica Gonçalves Estudante Tavira, Portugal 1K

Na frase «Pensemos, por exemplo, nas confusões decorrentes de algumas trocas de mensagens», a expressão «de algumas trocas de mensagens» desempenha a função de complemento do adjetivo?

Anabela Sales Ferreira Teles Professora Coimbra, Portugal 1K

Na frase «Entrei em casa há pouco», que tipo de dêixis é configurada pela forma verbal?

Não podemos admitir as três: pessoal (uso da 1.ª pessoa), espacial e temporal ( pretérito)?

A frase foi retirada de um manual escolar do 12.º ano que apresenta como solução: «deítico espacial».

Obrigada.

Dominik Benjamim Estudante Budapest, Hungria 2K

Em geral, nas aulas de portugês, se quisermos referir-nos a uma mudança, usamos o verbo ficar ou outras vezes o verbo tornar-se.

Fazendo uma pesquisa, encontrei os seguintes equivalentes dos verbos mencionados num dicionário:

«converter-se a (religião) ou em, transformar-se em, ficar, pôr-se com adjetivo, fazer-se, tornar-se, mudar, mudar-se, mudar de, alterar, trocar e cambiar (cujo uso se restringe a dinheiro), chegar a e vir a».

Poderiam ajudar-me quanto à diferença entre estas formas? Podemos, por exemplo, dizer (como em espanhol) : «puseram-se inquietos» ou «ele fez-se rico»?

Obrigado pela sua ajuda e dedicação

Eduarda Mendes Professora Lisboa , Portugal 1K

«Vinha a comer.»

Como explicar esta frase a um nativo de língua inglesa?

Obrigada.

José Garcia Formador Câmara de Lobos, Portugal 2K

Relativamente às palavras navio e barco (hipónimos) qual poderia ser o hiperónimo?

Poderia ser «meios de transporte»?

Obrigado.

Evandro Braz Lucio dos Santos Professor Santa Quitéria , Brasil 1K

Nas frases:

«Ela se arroga essa liberdade.» – o vocábulo se é objeto indireto.

«Eles se gostam.» – o vocábulo se é complemento relativo.

Qual a diferença entre objeto indireto para complemento relativo?

Obrigado.

Catarina Pereira Gestora Lisboa, Portugal 1K

Encontrei a seguinte frase:

«Este ano iremos poder contar com a presença de profissionais (…).»

Questiono-me se esta conjugação verbal está correta.

Verbo ir no futuro + infinitivo + infinitivo ?

Penso que ficaria melhor «poderemos contar» ou contaremos, mas queria uma justificação.

Obrigada.

Evandro Braz Lucio dos Santos Professor Santa Quitéria , Brasil 813

Por favor, dada a frase: «Pesa-me dos dissabores que lhe causei.»

Qual o sujeito do verbo pesa?

Qual a função sintática do termo «dos dissabores»? Qual a função sintática do termo me? Qual o objeto direto do verbo causei?

Se a frase fosse assim : «Pesam-me os dissabores que lhe causei.»

O que mudaria?

Grato.